Olhão distinguido no Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, deslocou-se a Brasília, Capital Federal do Brasil, no passado dia 17 de abril, a convite do presidente do Instituto Guararapes, Coronel Ubiratan Guedes, onde, em nome de todos os olhanenses, foi agraciado com a medalha Sérgio Vieira de Melo, recebendo igualmente a faixa e título Grau Chanceler Honorário da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-Portugal. 

Esta condecoração, que visa o reconhecimento das ações e serviços com a comunidade luso-brasileira, méritos de honra, dignidade, caráter e espírito empreendedor, contou com o apoio do Soberano Grão Mestre das H.O. Comendador Regio Barros e do deputado da República Federativa do Brasil, Ruy Pinato, sendo aprovada pelo Conselho Internacional de Honraria e Mérito.
 
A cerimónia de tributo ao empreendedorismo, denominada Tributo a Juscelino Kubischec, em que o autarca de Olhão esteve em evidência, integrou-se nas celebrações do 59º aniversário da capital brasileira.
 
Mais informação: CM Olhão

A Câmara Municipal de Vila do Bispo, representada pelo seu presidente, Adelino Soares, assinou, no passado dia 5 de abril, o protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, numa cerimónia presidida pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, que teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), em Faro.

Com a adesão a este protocolo, Vila do Bispo passará a ter respostas de atendimento especializado a vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica. Neste âmbito será criado um Gabinete de Apoio à Vítima coordenado pela TAIPA -Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado. Para o seu funcionamento, a autarquia comparticipará com uma verba de cinco mil euros, anualmente.

Tendo em conta que este protocolo assenta numa lógica de ação em rede, o mesmo também foi também assinado por Aljezur, Lagos, Monchique e Odemira, territórios que estavam a descoberto de respostas de prevenção e combate à VMVD ou a carecer de manutenção e melhoria da resposta existente. Também a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, para além de outras entidades parceiras das áreas da Saúde, Educação, Emprego, Justiça, Reinserção Social, Forças de Segurança e Proteção Civil assinaram este documento.

Este protocolo insere-se na nova geração de Protocolos de Territorialização, iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual.

Mais Informação: CM Vila do Bispo

 

Mais

"Prémio de melhor programação autárquica", para Faro

O Município de Faro recebeu no dia 27 de março  o “Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica”, atribuído na gala “Prémio Autores”, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), realizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A gala televisiva anual da SPA vai contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e foi transmitida, em direto, pela RTP 2, pelas 22 horas.

O “Prémio Autores” foi atribuído pela primeira vez, em 2010, pela Sociedade Portuguesa de Autores. A SPA já distinguiu várias câmaras do país, como Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Penafiel e Guimarães.

Para além da distinção a Faro, com o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, a SPA atribui prémios nas categorias criativas de televisão, dança, rádio, artes visuais, literatura, teatro, cinema e música e, ainda, um “Prémio Vida e Obra”.

+informação: CMFaro

Foto CM CM

A Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu hoje a contratação de um serviço de fibra ótica na povoação das Furnazinhas, na freguesia de Odeleite. Este serviço, que será instalado na antiga escola primária da aldeia, permitirá agora acesso às telecomunicações, um ansejo antigo desta povoação serrana, com cerca de 100 habitantes.

Municípios

© 2019 AMAL