O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa – VII edição - foi atribuído ao poeta Gastão Cruz pela sua obra Existência, por decisão unânime tomada ontem, dia 3 de Setembro, pelo júri constituído pela crítica literária e dinamizadora de comunidades de leitura do nosso país, Helena Vasconcelos, pelo poeta e professor universitário Fernando Pinto do Amaral e pelo professor universitário da Universidade do Algarve João Minhoto Marques.

A elevada qualidade de um número significativo das obras a concurso dificultou as deliberações por parte dos membros do Júri. A escolha de Existência de Gastão Cruz, publicado em 2017 pela Assírio & Alvim, acabou por se impor. A decisão do júri fundamentou-se no reconhecimento da “… excelência de uma obra perfeitamente trabalhada, em que o autor leva a cabo uma profunda meditação sobre o drama existencial, sobre a vivência poética, sobre o caminho percorrido por alguém que se tem dedicado, por completo, a um estudo e questionamento permanente do «ser poético»”.(…)
A entrega do Prémio realizar-se-á no próximo dia 19 de outubro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. 

+ INFO AQUI

 

Foi ratificada, na última reunião do executivo lacobrigense, a assinatura de um contrato interadministrativo a celebrar entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que tem como objetivo a realização de ações de reabilitação e recuperação do cordão dunar da Meia Praia.
Esta decisão tem na sua base a constatação do estado de degradação do importante cordão dunar de 5 km de extensão, compreendido entre o sapal da Ria de Alvor e a Ribeira de Bensafrim, situação provocada não só pelo efeito das condições meteorológicas e naturais, mas também pela ação humana.
Ciente do valor que este troço da costa representa em termos paisagísticos, mas também como barreira à progressão do mar, o Município estabeleceu como prioritária a prevenção e a gestão de riscos costeiros associados à instabilidade das dunas e promoveu, nesse âmbito, a elaboração do Anteprojeto para a “Reabilitação e Recuperação do Cordão Dunar da Meia Praia”.

A oportunidade de concretizar esta intervenção surge agora com a possibilidade do Município apresentar candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) - Ações de Proteção do Litoral, a qual impõe a celebração de um Contrato Interadministrativo de cooperação técnica com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que tem a competência de executar os estudos e as obras necessárias e indispensáveis de defesa ativa do litoral.

+ INFO AQUI

 

Novas infraestruturas, como uma sala de expressão artística na Escola Básica Professor Joaquim Moreira, o arranjo paisagístico nas ruas principais e junto à igreja, e um espaço de acolhimento aos turistas foram inauguradas, no passado dia 30 de Agosto, em Martim Longo (Alcoutim). 

As inaugurações contaram com a presença da população, do executivo e convidados que assistiram ao descerrar das placas de Inauguração por Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Paulo Ginga, presidente da Junta de Freguesia de Martim Longo, e Lurdes Gonçalves, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcoutim. (...)

A Revitalização Urbana na Aldeia foi executada através da candidatura Programa Operacional CRESC Algarve 2020, operação incluída no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), tendo as Infraestruturas de Apoio ao Ensino na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira sido executada através da candidatura designada por “Criação de Infraestrutura de Apoio ao Ensino na EBI 1,2,3, Joaquim Moreira, em Martim Longo”, pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 7. (...)

Fonte: Sul Informação
+ INFO AQUI

 

O Município de São Brás de Alportel procedeu no passado dia 3 de agosto, à cerimónia de apresentação pública da Obra de Requalificação do Complexo de Piscinas Municipais Descobertas, integrado no Espaço de Lazer e Animação do Jardim da Verbena, um equipamento de grande significado na vida e na memória da comunidade são-brasense.

Este momento simbólico contou com um conjunto de personalidades, entre autarcas, equipa técnica responsável pelo projeto, equipa dos Serviços Municipais de Desporto e representantes da empresa construtora, bem como da empresa concessionária do Bar de Apoio, tendo sido na ocasião prestada homenagem pelo atual Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro a António José Bica, já falecido, antigo Presidente da Câmara Municipal, e responsável pela edificação deste equipamento, que abriu pela primeira vez as suas portas ao público a 1 de junho de 1989.

+ INFO AQUI

O património cultural de diferentes concelhos do Algarve vai ser esculpido em areia na SandCity, em Lagoa, resultando de uma parceria entre alguns municípios e a organização deste parque temático que apresenta a maior exposição de escultura em areia já construída.

O público poderá observar o trabalho do escultor algarvio Paulo Quaresma durante a primeira quinzena de agosto, que irá dar forma a cerca de vinte mil toneladas de areia onde vão surgir, por exemplo, monumentos como a Fortaleza de Sagres e a Capela de Santa Guadalupe, do concelho de Vila do Bispo, aspectos arquitectónicos como a chaminés de saia em Monchique e aspectos históricos e etnográficos de Portimão, representando a indústria conserveira.

O  projeto  “Valorização  do Património  Histórico e Cultural  Algarvio”, desenvolvida entre a SandCity e as autarquias locais tem como objectivo criar uma  sinergia entre os vários espaços culturais do Algarve, sensibilizando os visitantes para o que está mais perto e proporcionando descontos para quem visite  mais que um destes espaços emblemáticos do Algarve.

+ INFO AQUI

A Câmara Municipal de Castro Marim adotou medidas para a diminuição dos consumos de água no concelho, considerando a situação de seca extrema, em pleno período estival, e os baixos níveis de água nas barragens e reservatórios que podem vir a afetar o abastecimento público de água.

Salvaguardando o bom uso da água, a autarquia planeou a adoção de medidas imediatas de redução de gastos de água pelos serviços e nos equipamentos municipais e lançará uma campanha dirigida à comunidade com vista à sensibilização para a poupança e uso consciente de água.

Consciente dos problemas estruturais das redes de abastecimento de água, particularmente nas localidades de Castro Marim e Altura, algumas com 60 anos, o Município iniciou o processo de elaboração de projetos e estudo de viabilidade económica e financeira para uma intervenção de fundo neste setor.

+ INFO AQUI

 

Municípios