MUNICÍPIO DE LOULÉ VAI RECEBER APOIO COMUNITÁRIO PARA APOSTAR EM SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE

MUNICÍPIO DE LOULÉ VAI RECEBER APOIO COMUNITÁRIO PARA APOSTAR EM SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE

O Município de Loulé é uma das entidades que vai participar no projeto nacional Cooperative Streets do Instituto da Mobilidade e Transportes, inserido na Plataforma C-Roads, com o objetivo de aliar as novas tecnologias à mobilidade urbana, na senda do que é o conceito das Smart Cities.

Através de um acordo celebrado esta quinta-feira, em Eindhoven, numa sessão promovida pela Comissão Europeia, o Instituto da Mobilidade e Transportes irá receber 32 milhões de euros a repartir entre os 22 parceiros do projeto. A Câmara Municipal de Loulé, um dos parceiros desta iniciativa, irá em breve assinar um acordo com o Instituto, e assim receber uma parte desse fundo europeu, que será investido, em estreita colaboração com a Loulé Concelho Global, na modernização, acessibilidade e digitalização da rede de transporte em Loulé e Quarteira.

O projeto Cooperative Streets pretende implementar pilotos de serviços de C-ITS (Cooperative – Intelligent Transport Systems/sistemas inteligentes de transporte) em várias áreas urbanas e alimentar a rede TEN-T (Trans-European Transport Network/rede transeuropeia de transporte), complementando o âmbito do projeto C-Roads Portugal. São objetivos a segurança rodoviária, nomeadamente a redução de acidentes e incidentes, promoção da coesão, fazendo a ligação entre grandes áreas urbanas ao longo da rede principal, a promoção da descarbonização, promovendo também o uso do transporte público e as soluções de mobilidade baseadas nas necessidades individuais.

+ INFO em: CM Loulé

Municípios