O Projeto

O projecto da Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento, na sua 1ª fase, foi constituido essencialmente por cinco etapas:
Etapa 1 – Planeamento detalhado do projecto;
Etapa 2 – Auditoria regional;
Etapa 3 – Análise de benchmarking;
Etapa 4 – Desenvolvimento do Plano de Acção e modelo de implementação da Rede;
Etapa 5 – Apoio na implementação de iniciativas piloto

Desenvolvimento do planeamento detalhado do projecto, com a avaliação metodológica e definição de um cronograma físico e quadro de responsabilidades.
“D1. Planeamento detalhado do projecto” e “D2. Dossier de suporte à recolha de informação”.
Para visualizar os Relatórios D1 e D2, clique aqui.

 

Tornou-se necessária a participação de entidades locais e regionais na identificação e caracterização do quadro regional actual e posterior definição do modelo de funcionamento da rede e acções de dinamização adequadas. Garantir que cada entidade local e regional possui um papel claro e que a sua actuação faz parte de um sistema coerente focado no empreendedor/empresário é o objectivo desta etapa.

Esta etapa envolveu a concretização das seguintes tarefas: (i) identificação e análise de boas práticas, que corresponde à pesquisa e análise detalhada de 10 boas práticas relacionadas com estratégias de apoio ao desenvolvimento económico e empreendedorismo local; (ii) Desenvolvimento do relatório de boas práticas e (iii) Sessão de apresentação e brainstorming, com apresentação das boas práticas analisadas e lançamento do debate sobre a possibilidade da região criar modelos semelhantes.

Para visualizar o Relatório D4, clique aqui.

 

Tendo por base o conhecimento proveniente do trabalho directo com a AMAL e parceiros envolvidos foram propostas as seguintes iniciativas piloto:

a) Sessão regional de divulgação da Rede junto dos agentes económicos e sociais;
b) Concurso regional de ideias de negócio;
c) Desafio regional de criação e maturação de ideias de negócio

Para visualizar o Relatório D6,clique aqui.