Projetos > Cartografia

Cartografia

O projeto de produção de cartografia à escala 1:10 000 resultou de um protocolo celebrado com o IGP – Instituto Geográfico Português e a CCDRAlgarve, através do qual a AMAL se responsabilizou pela apresentação de uma candidatura ao PROAlgarve, pela produção da cartografia e seu financiamento e pela homologação da mesma. 

Este processo envolveu um investimento total de cerca de 690 000 euros, financiados a 60% pelo FEDER. 

Estiveram envolvidos no projeto os municípios de Aljezur, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo. 

A produção da cartografia foi adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas LógicaTI Portugal, S.A. e Estereofoto S.A.. A fiscalização dos trabalhos de produção ficaram a cargo da empresa Blom Portugal, S.A.. 

A cartografia foi aprovada pela empresa de fiscalização em Junho de 2011. Em seguida, a AMAL procedeu à entrega da versão final da cartografia aos Municípios, bem como ao seu envio para homologação por parte do IGP. 

Um dos usos mais importantes desta cartografia será o de servir de base à revisão e atualização dos PDM - Planos Diretores Municipais. Para além deste, a cartografia atualizada é essencial para os trabalhos desenvolvidos nos gabinetes municipais de SIG – Sistemas de Informação Geográfica, na emissão de pareceres e licenciamentos, na elaboração de planos de requalificação, de planos de pormenor, de planos de ordenamento do território, na avaliação do grau de concretização dos planos em vigor, na gestão e exploração de infraestruturas urbanas, entre outros.



Última actualização : 2011-12-07 15:27:08