Quarta, 22 de Março de 2017  

O novo projeto da AMAL - Algarve Mais Digital - consiste num novo processo de modernização administrativa a ser implementado nos 16 municípios da região e é o resultado de uma candidatura intermunicipal concretizada no âmbito do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, aprovada no dia 22 de fevereiro, em reunião na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Trata-se de um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, co-financiado em 80% pelo FEDER, com vista a criar uma “Plataforma Mobile” inteligente direcionada para a gestão intermunicipal, referente à gestão de eventos, gestão de ocorrências e disponibilização de serviços online, de modo a facilitar o acesso à informação por parte dos munícipes.

Este processo de modernização terá ainda uma componente de desmaterialização e reengenharia que pretende harmonizar os procedimentos internos entre todos os municípios, de modo a agilizar os serviços. Neste sentido, pretende a AMAL criar um sistema que seja igualitário entre todas as câmaras municipais para uniformizar o serviço prestado ao munícipe e modernizar os serviços com uma aposta forte na digitalização.

Direcionada para os técnicos das autarquias e virada para a descentralização, a modernização administrativa vem reforçar a eficiência do serviço público em todos os concelhos da região e surge com o principal objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelas autarquias mediante a eliminação de barreiras entre os técnicos e os munícipes e reforçando a proximidade entre ambos.

Com o novo projeto Algarve Mais Digital, a AMAL vai tornar o governo municipal mais acessível e próximo do cidadão e menos burocrático, contribuindo para aumentar a qualidade do serviço público que é oferecido aos algarvios.