Fonte:
Segunda, 18 de Setembro de 2017  
  • Iniciativa decorre durante a Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de setembro
  • Utilizadores da aplicação móvel habilitam-se a ganhar bicicleta e a distribuir brindes pelos amigos
  • App ajuda quem se desloca e permite analisar a mobilidade na região

 

A Comunidade Intermunicipal do Algarve AMAL vai celebrar a Semana Europeia da Mobilidade com o lançamento de um passatempo que, entre 16 e 22 de setembro, incentiva os algarvios e os turistas que se encontrem na região a partilharem as suas deslocações através da Aplicação móvel do <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">VAMUS - Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve.

 

Em sorteio estará uma bicicleta Órbita para aqueles que descarregarem a aplicação, mas também vários brindes para os amigos dos utilizadores que propagarem nas redes sociais a ideia de celebrar a semana partilhando as deslocações diárias através desta fácil e intuitiva ferramenta no telemóvel (+info: vamus.pt/vamus-de-bike).

 

O convite da AMAL, que através dos dados recolhidos pela aplicação pretende analisar as tendências de mobilidade da região, vai ao encontro do lema deste ano da já célebre iniciativa europeia - “A partilhar chegamos mais longe” - e que volta a ter como palco vários dos municípios do Algarve.

 

A aplicação VAMUS permite ao utilizador conhecer a rede de transportes públicos existente, rever os percursos realizados consoante o meio de transporte utilizado, descobrir alternativas e até ter acesso a uma série de utilidades para a mobilidade suave, nomeadamente à rede georreferenciada de infraestruturas de apoio às deslocações em bicicleta ou em viaturas elétricas. Ao mesmo tempo, por recolher de forma anónima os percursos de todos os utilizadores, fornece à AMAL, enquanto autoridade de transportes, dados essenciais para uma melhor projeção de soluções de mobilidade na região.

 

O base do passatempo será a página da AMAL no Facebook, onde os utilizadores, após descarregarem a aplicação, encontram o link para o questionário que os habilita a ganhar uma bicicleta para terem deslocações mais sustentáveis no futuro. E, se partilharem o passatempo entre os amigos, ainda os habilitam a ganhar diversos brindes que serão igualmente sorteados. Os vencedores serão anunciados na mesma página a 26 de setembro.

 

 

SOBRE O VAMUS

 

Encabeçado pela AMAL e cofinanciado pelo CRESC ALGARVE 2020 no âmbito do PORTUGAL 2020, o <strong style="mso-bidi-font-weight: normal">VAMUS - Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve pretendeu durante os últimos 12 meses desenhar o futuro da mobilidade urbana da região, numa base sustentável e inclusiva.

 

Depois de um diagnóstico exaustivo do padrão de mobilidade regional e do envolvimento de dezenas de entidades públicas e privadas no compromisso da mobilidade sustentável, foram elaborados planos de ação que já começaram a guiar o caminho rumo ao objetivo de alcançar uma “Região Carbono Zero”, ou seja, um território capaz de neutralizar as emissões de carbono. Esses documentos estão disponíveis para consulta em www.vamus.pt.

 

O projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve é cofinanciado pelo CRESC ALGARVE 2020 no âmbito do PORTUGAL 2020.

 

Anexos (imagens sobre o passatempo)

Notícia (https://vamus.pt/vamus-de-bike/)

Video do passatempo (https://youtu.be/HaiFImtrz5k)

Imagem do passatempo (https://vamus.pt/wp-content/uploads/2017/09/vamusJuntos.jpg)

 

 

Faro, 15 de setembro de 2017,