BIBAL - Rede de Bibliotecas do Algarve.

As bibliotecas têm um papel fundamental na sociedade e são o garante do acesso gratuito à informação. São equipamentos culturais e educativos dos municípios de cuja missão se realça a promoção da literacia e a formação ao longo da vida, contribuindo para a sinergia necessária para o desenvolvimento harmoniosos das comunidades e para a salvaguarda do património histórico, literário e intelectual, contido na bibliografia e outros recursos organizados e disponibilizados aos utilizadores.

Também com o apoio e suporte técnico das bibliotecas municipais foi possível a criação da rede de bibliotecas escolares, que tão importantes se têm mostrado para a comunidade.

Atendendo à importância do trabalho colaborativo em domínios de interesse comum e visando o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca, foi, em 2018, constituída a BIBAL - Rede de Bibliotecas do Algarve, formalizada através da assinatura de um Acordo de Cooperação pelas autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

A Rede, que integra 25 bibliotecas municipais, 3 bibliotecas itinerantes e 3 bibliotecas universitárias, visa a cooperação entre as diferentes entidades tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e optimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.

ACORDO de COOPERAÇÃO (PDF)

REDE BIBAL
Diretório de ligações e contactos


AMAL promove exposição sobre Alterações Climáticas nas Bibliotecas do Algarve

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) identifica as opções estratégicas e as medidas de adaptação necessárias para aumentar a resiliência do território e populações aos efeitos das alterações climáticas e reduzir a vulnerabilidade do Algarve aos seus impactos. No âmbito deste Plano, a AMAL desenvolveu uma exposição que está a percorrer os municípios do Algarve desde outubro de 2019. A mesma continuará a ser apresentada, até final de 2020, nas várias bibliotecas da região, numa parceria com a BIBAL.
Consulte AQUI a calendarização da Exposição.