MAGALLANES _ICC

Centro Magalhães para o Empreendedorismo de Indústrias Culturais e Criativas

Este projeto pretende estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas (Centro Magalhães), destinado a consolidar e a promover uma oferta cultural inovadora no seio da EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia (EURO_AAA). A cooperação nesta área específica fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos Descobrimentos, comuns às três regiões, bem como à presença de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto do território da EURO_AAA. Este tipo de indústrias elege-se como um dos motores da mudança do tecido produtivo das zonas mais desfavorecidas e são geradores de emprego com benefício direto para a população residente.

Para o efeito está prevista a criação (construção/adaptação e equipamento) do Centro Magalhães, em Sevilha, considerado a “sede”, localizado na Fábrica Real de Artilharia de Sevilha e dos Centros Magalhães, compostos por vários Polos, no Algarve e no Alentejo.

Além disso, este projeto pretende ainda recrear a Rota efetuada pelo Fernão de Magalhães na primeira circum-navegação do globo, assinalando assim os 500 anos desta façanha.

Centro Magalhães de Sevilha

Localizado na Fábrica Real de Artilharia, edifício histórico, com uma área total de 21.790 m2 (edifício e espaço envolvente), será composto por diversas salas multifuncionais para formação, exposições, conferências, e acolherá os empreendedores das indústrias culturais e recreativas, bem como todos os interessados na criação, divulgação e promoção internacional deste tipo de atividades.

Centro Magalhães no Algarve / Pólos

Polo de Alcoutim – Localizado na vila de Alcoutim, junto ao Guadiana, pretende ser um espaço dinamizador das indústrias criativas ligadas ao artesanato.

Polo da Tor – Tem grande potencialidade para funcionar como um centro de atividades criativas relacionadas com os recursos endógenos (cultura, arte, artesanato, arquitetura, gastronomia…)

Polo de Querença – Espaço destinado a fixar projetos empreendedores, culturais e criativos que pretendam fixar-se no interior do algarve e dinamizar este espaço de baixa densidade.

Centro Magalhães no Alentejo / Pólos

Polo de Castris – Localizado no Convento de S. Bento de Castris em Évora, inclui a criação de uma incubadora de empresas com todas as condições técnicas e logísticas e de networking para o desenvolvimento das PME ligadas às indústrias culturais criativas.

Polo Design Factory – Localizado na antiga Fábrica dos Leões, parcialmente ocupada pela Escola das Artes da Universidade de Évora, é um espaço destinado à incubação de novas empresas para jovens talentos e criação de startups de âmbito cultural e criativo.

Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.