Programa ESPOBAN – Inscrições abertas

 A Rede de Business Angels Espanha – Portugal ESPOBAN está a receber inscrições para o seu programa de formação para Empreendedores. Se queres desenvolver a tua ideia de negócio, só tens que te inscrever. O programa inclui formação, consultoria e elaboração de planos de negócio, e permite aos participantes, mais tarde, fazer parte de um Fórum para captação de investimento para os seus projetos.

Há novas regras para os planos de ordenamento do território e a CCDR do Algarve quer vê-las cumpridas.

A malha de controlo dos chamados direitos adquiridos de urbanização e construção vai ser apertada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve. Esta entidade vai deixar de considerar como sendo de direitos adquiridos para efeitos da classificação dos solos para fins urbanos «as operações urbanísticas licenciadas ou detentoras de alvarás de construção que se encontrem formalmente caducadas, pese embora a declaração de caducidade possa ainda não ter ocorrido», segundo a CCDR algarvia.

Consoante os casos, os terrenos em causa poderão ter de «passar a solos rústicos, inviabilizando-se dessa forma a hipótese de renovação das licenças».

«A não adaptação das atuais áreas de solos urbanizáveis às novas regras implicará a suspensão do regime de uso do solo, não podendo na área abrangida e enquanto durar a suspensão haver lugar à prática de quaisquer atos ou operações que impliquem a ocupação, uso e transformação do solo para fins urbanos», alertou a CCDR do Algarve.

Este aviso surge no seguimento do acompanhamento que esta entidade está a fazer às revisões dos PTM – Planos Territoriais Municipais (PDM – Planos Diretores Municipais, PU – Planos de Urbanização, PP – Planos de Pormenor). A mensagem está, de resto, a ser transmitida às Câmaras Municipais do Algarve.

Fonte: Sul Informação

+ INFO em https://www.sulinformacao.pt/2019/06/ccdr-aumenta-controlo-aos-direitos-adquiridos-de-urbanizacao/

A Rede de Museus do Algarve apresentou no dia 21 de Fevereiro, pelas 18h, no Museu de Portimão, o Guia de Museus do Algarve em formato digital.

Consulte o Guia Eletrónico em PDF aqui https://museudeportimao.pt/livro/Guia_Pt_08-02-2019_high.pdf
E-BOOK para computador - www.tinyurl.com/yyvpozff

Guia de Museus do Algarve
Propriedade e edição: Rede de Museus do Algarve
Coordenação Editorial: Grupo Coordenador da Rede de Museus do Algarve
Edição de texto: Rui Parreira (Direção Regional de Cultura do Algarve)
Conceção gráfica: José Gameiro (Museu de Portimão)
Paginação e composição: Rui Nicolau (Museu de Portimão)

 

 

A Câmara Municipal de Faro já adjudicou a construção e exploração de um crematório na cidade.
A concretização deste equipamento, a localizar no Cemitério Novo, corresponde a uma reivindicação antiga e vai permitir dar resposta a toda a região do Algarve, que não conta ainda com qualquer crematório em funcionamento.