AMAL participa na 1ª reunião da CCR RURALidades

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve participou no passado dia 11 de outubro na 1ª reunião da Comissão Coordenadora Regional RURALidades. O projeto foi publicamente apresentado nessa tarde, nas instalações do IPDJ.

“RURALidades: Participação Jovem, Cooperação e Empreendedorismo em territórios de baixa densidade” é um projeto, promovido pela ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, em parceria com a Cooperativa Contextos e a Associação Liláz, que irá decorrer até julho de 2020 e que irá incidir especificamente numa das áreas de intervenção que já havia sido considerada prioritária no território – a juventude. O objetivo passa por fomentar oportunidades inovadoras e sustentáveis para as zonas rurais do Algarve, através da criação de espaços alternativos de diálogo, educação e cooperação entre jovens, organizações e decisores.
A AMAL, enquanto parceira, esteve presente na 1ªa Reunião de Comissão Regional (CCR) onde foi apresentada a proposta estratégica para este projecto, apontadas algumas sugestões/considerações dos diversos parceiros relativamente às várias fases e atividades do projecto e onde se reactivou um conjunto de parcerias para a sua eficaz implementação.

Recorde-se que a Cooperativa ECOS tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos um trabalho em estreita proximidade com os municípios e outros parceiros da região, em prol de uma cooperação intermunicipal e intersectorial pela juventude do algarve. Todo esse processo culminou, com o lançamento do 1º Plano de Acção Regional de Juventude do Algarve, em março de 2016. O projecto “RURALidades: Participação Jovem, Cooperação e Empreendedorismo em territórios de baixa densidade” nasce no seguimento desse Plano e pretende dar continuidade ao trabalho de diálogo e cooperação iniciado com os projectos “Algarve 20202:uma proposta jovem” e “Algarve 2020:um contrato jovem”. 

A sessão de Apresentação Pública do projecto decorreu, da parte da tarde, em que teve lugar a realização do “Café TV RURAL” onde, na perspectiva dos jovens, foram mencionadas diversas questões chave dos territórios de baixa densidade no Algarve.

Mais informação em https://www.facebook.com/coopecos/