"Não basta prevenir os incêndios do próximo verão, temos de prevenir os incêndios da próxima década." Esta foi uma das ideias destacadas no âmbito do lançamento regional do projeto FIREPOCTEP+ realizado no Museu de Pontevedra, Galiza. O evento, que decorreu a semana passada, reuniu mais de 40 participantes, entre beneficiários e parceiros do FIREPOCTEP+ (grupo que a AMAL integra), autoridades, comunidades florestais, académicos, estudantes e sociedade civil.

No próximo dia 3 de maio o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, na sede da AMAL. Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 

  1. ProTransp 2023 – Transferência de verbas da AMAL para os Municípios – Autoridades de Transporte; 
  2. DECIR 2024 – Protocolo de cooperação; 
  3. ALGAR – Representações dos Municípios; 
  4. Contas bancárias, natureza, sede e respectivo movimento; 
  5. E- Redes – Comissão de acompanhamento dos contratos de concessão BT; 
  6. Comunidade de Energia Renovável – Fim do contrato; 
  7. Programa Regional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Algarve – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Monchique; 
  8. Programa Regional do Algarve 2030: Contratualização ITI- CIM e ITI-PADRE – Ponto de situação; 
  9. Green Week – 5 de junho de 2024; 
  10. Seminário “Políticas públicas e o papel dos municípios nas áreas florestais” – 12 de junho 2024; 
  11. Reunião Extraordinária do Conselho Intermunicipal; 
  12. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios. 


Faro, 24 de abril de 2024,

O Presidente do Conselho Intermunicipal

             António Pina

O Parque Natural da Ria Formosa faz 46 anos e vai comemorar a data com muitas atividades educativas e divertidas para toda a família. O dia aberto, promovido pelo ICNF, oferece uma oportunidade única para conhecer melhor a Ria Formosa. Passeios de barco, percursos para observação da fauna e da flora, atividades de Slide e de Stand up Paddle, jogos tradicionais, palestras e atividades lúdico-científicas são alguns exemplos da oferta que temos para os nossos visitantes.

A crise habitacional que o país atravessa, em particular no Algarve e em Castro Marim, motivou o Município para o desenvolvimento de um conjunto de atos que sustentasse as candidaturas para a construção de 84 fogos e reabilitação de outros 78 já existentes, e também reabilitação de habitações dos próprios agregados, no âmbito do Programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Serão criadas habitações condignas para 109 famílias e construídos apartamentos para habitação a custos controlados, além da conservação da habitação existente, para as famílias que, embora não fragilizadas, também não conseguem aceder à habitação, mediante a situação imobiliária nacional. (…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/castro-marim-avanca-com-candidaturas-para-construir-e-reabilitar-mais-de-150-casas

 

Municípios