A crise habitacional que o país atravessa, em particular no Algarve e em Castro Marim, motivou o Município para o desenvolvimento de um conjunto de atos que sustentasse as candidaturas para a construção de 84 fogos e reabilitação de outros 78 já existentes, e também reabilitação de habitações dos próprios agregados, no âmbito do Programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Serão criadas habitações condignas para 109 famílias e construídos apartamentos para habitação a custos controlados, além da conservação da habitação existente, para as famílias que, embora não fragilizadas, também não conseguem aceder à habitação, mediante a situação imobiliária nacional. (…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/castro-marim-avanca-com-candidaturas-para-construir-e-reabilitar-mais-de-150-casas

 

Aldeia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, voltou a receber, em 2024, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de ‘Aldeias e Vilas’. Esta distinção enaltece ainda mais a riqueza patrimonial e histórica do município e consolida-o como um destino turístico de referência nacional e internacional. (…)

Cacela Velha é uma jóia única da região do Algarve que continua a encantar quem a visita, oferecendo uma das mais belas vistas panorâmicas do sotavento algarvio.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as marcas revelam na promoção do país - a nível económico e social - e a riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o país.

+ INFO em https://www.cm-vrsa.pt/pt/noticias/27071/cacela-velha-volta-a-vencer-premio-cinco-estrelas-regioes.aspx

 

No mês de abril, o Museu Municipal de Tavira organiza oficinas de empreita de cana e palma, práticas artesanais com forte tradição na região, combinando técnicas e materiais naturais para criar peças únicas. (…)
Estas atividades integram a candidatura do projeto “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável” ao programa “Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade”.

+ INFO em: https://cm-tavira.pt/site/noticia/abril-e-mes-de-empreita-no-museu-municipal-de-tavira/

 

Neste mês de abril, o Município de Alcoutim e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) unem esforços para assinalar "Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância ". Com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as entidades locais para esta causa tão importante, uma série de iniciativas e atividades estão programadas ao longo do mês.

O destaque principal será a iluminação dos edifícios dos Paços do Concelho e da Junta de Freguesia de Martim Longo em tons de azul, cor simbólica da campanha. Esta iluminação especial estará em exibição durante todo o mês de abril, servindo como lembrete visível do compromisso de combater os maus-tratos na infância.
(…)

+ INFO em https://cm-alcoutim.pt/26703/municipio-de-alcoutim-e-cpcj-promovem-no-mes-de-ab

 

O Município de Castro Marim instalou, durante o mês de fevereiro, cinco estruturas em forma de coração para depósito de tampinhas de plástico solidárias, em localizações estratégicas do território.

Num gesto de solidariedade são muitos aqueles que separam as tampinhas de plástico para que as mesmas sejam reencaminhadas para campanhas e causas de solidariedade e transformadas em doações, muitas vezes colocadas em depósitos improvisados, colocados em equipamentos públicos, empresas, jardins ou escolas.

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/municipio-de-castro-marim-instala-coracoes-para-depositar-tampinhas-solidarias

 

Nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, entre as 14h00 e as 17h00, no Palácio da Galeria, irá realizar-se a oficina de longa duração de renda de gancho de velha, sob orientação de Margarida Carrusca, que durante 4 sessões nos dará a oportunidade de mergulhar na beleza e tradição daquela arte.

Esta oficina está inserida no programa “Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade” e na candidatura do Município com o projeto: “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável”.

+ INFO em https://cm-tavira.pt/site/noticia/arte-da-renda-de-gancho-de-velha-no-museu-municipal-de-tavira/?doing_wp_cron=1708705073.5140159130096435546875

 

Municípios