A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra do Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia de Fontainhas, decorreu ontem, 21 de fevereiro, num dia esplendido de sol, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que presidiu à cerimónia, membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, forças de segurança, autoridade marítima, diretora da Nuclegarve e alguns sócios da referida IPSS, representantes da empresa construtora e várias associações do concelho. 

A obra, que foi adjudicada por 8. 254.663,93 euros, vai ser construída num terreno municipal com uma área total de 15 mil 344 metros quadrados e tem uma capacidade de resposta para 131 utentes (61 em regime de estrutura residencial para idosos, 20 em Centro de Dia e 50 em Apoio Domiciliário). O edifício, que vai ser construído em três pisos, ocupa uma área de construção de 5. 156 metros quadrados. 

+ INFO em https://www.cm-albufeira.pt/artigo/obra-de-construcao-do-lar-apoio-domiciliario-e-centro-de-dia-das-fontainhas-arranca

 

O Museu Municipal acolheu o primeiro workshop para técnicos municipais integrado no Plano Municipal de Ação Climática, que está a ser elaborado pela empresa CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano) para o Município de Olhão.

O Plano Municipal de Ação Climática é um documento que vem dar resposta às exigências legais impostas na Lei de Bases do Clima, sendo um instrumento de referência para a gestão do território no que respeita ao combate das alterações climáticas no concelho de Olhão.

+ INFO em https://cm-olhao.pt/17034/municipio-de-olhao-trabalha-para-combater-alteracoes-climaticas-no-concelho

 

O Município de Loulé foi convidado a apresentar o trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, no que concerne ao processo de implementação do Sistema de Aviso e Alerta para o Risco de Tsunami, durante o Encontro “Tsunami Ready”, que se realizou de 5 a 8 de fevereiro, na sede UNESCO, em Paris. Esta iniciativa reuniu vários especialistas de diferentes nacionalidades, representando os países com este risco natural que pode ter consequências devastadoras, a vários níveis.

A apresentação sobre o trabalho que decorre no litoral do concelho de Loulé esteve a cargo da técnica Tatiana Neves, que falou do estudo efetuado em parceria com Carlos Oliveira e Mónica Ferreira, docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico.  A vulnerabilidade do edificado, a altimetria do terreno, a área inundável, os caminhos de evacuação e respetivos fluxos populacionais até à zona segura, a sensibilização e comunicação do risco, assim como alguns constrangimentos no que concerne à implementação do projeto, foram os temas abordados.
+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/39851/protecao-civil-de-loule-apresenta-projeto-sobre-alerta-de-tsunami-na-sede-da-unesco-em-paris.aspx

 

É celebrado no dia 12 de abril, pelas 15h30, na sala de imprensa do Estádio Algarve, o protocolo entre a Associação de Municípios Loulé/Faro e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve para cedência de um terreno no Parque das Cidades, onde será construído o Centro Oncológico de Referência do Sul.

O futuro equipamento, implantado numa área com cerca de 5.500 m2, irá integrar o Serviço Nacional de Saúde e pretende colmatar uma lacuna regional na prestação dos cuidados de saúde, dando apoio a muitos algarvios que padecem de doença oncológica e que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, tanto em termos de diagnóstico como de tratamento.

De referir que o CHUA será o responsável pela construção, manutenção e exploração de todos os recursos técnicos e humanos deste Centro.

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/27715/centro-oncologico-de-referencia-do-sul-vai-nascer-no-parque-das-cidades.aspx

 

Sistema vai contar com 32 câmaras em várias pontos da cidade, nomeadamente na baixa da cidade e nos principais eixos rodoviários, sendo operado e monitorizado pela PSP. Empreitada implica investimento de 448.420 euros, acrescido de IVA05 de abril 2023
A instalação e funcionamento do sistema de videovigilância vai permitir a proteção de segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, bem como a prevenção da prática de crimes, nomeadamente em locais onde existe razoável risco da sua ocorrência. Simultaneamente, este sistema, permitirá a prevenção e repressão de infrações rodoviárias.

Após a sua instalação, este sistema, cuja implementação obteve parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados, vai funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias por semana, sendo operado pela PSP, permitindo a captação e gravação de som, sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens.

+ INFO em https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/57337/municipio-de-faro-adjudica-empreitada-para-implementacao-de-sistema-de-videovigilancia.aspx

“As metodologias da Literatura e turismo e do turismo literário” são mote de reflexão no Simpósio Internacional que se realiza em São Brás de Alportel no dia 14 de abril, promovido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Especialistas brasileiros, portugueses e espanhóis reúnem-se num encontro que termina com um Passeio Literário por São Brás de Alportel, num dos percursos da recentemente criada Rota Literária do Algarve.

O Simpósio constitui uma oportunidade para conhecer e refletir sobre práticas concretizadas em espaços tão distantes e diversos como Barcelona, Montemor o Novo ou o Sertão brasileiro, e aplicadas por especialistas de áreas igualmente diversas como a História, a Literatura, a Geografia, a Economia, o Turismo e a Educação.

+ INFO em https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/13681/sao-bras-de-alportel-acolhe-simposio-internacional-sobre-turismo-literario.aspx

 

Municípios