O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa – VII edição - foi atribuído ao poeta Gastão Cruz pela sua obra Existência, por decisão unânime tomada ontem, dia 3 de Setembro, pelo júri constituído pela crítica literária e dinamizadora de comunidades de leitura do nosso país, Helena Vasconcelos, pelo poeta e professor universitário Fernando Pinto do Amaral e pelo professor universitário da Universidade do Algarve João Minhoto Marques.

A elevada qualidade de um número significativo das obras a concurso dificultou as deliberações por parte dos membros do Júri. A escolha de Existência de Gastão Cruz, publicado em 2017 pela Assírio & Alvim, acabou por se impor. A decisão do júri fundamentou-se no reconhecimento da “… excelência de uma obra perfeitamente trabalhada, em que o autor leva a cabo uma profunda meditação sobre o drama existencial, sobre a vivência poética, sobre o caminho percorrido por alguém que se tem dedicado, por completo, a um estudo e questionamento permanente do «ser poético»”.(…)
A entrega do Prémio realizar-se-á no próximo dia 19 de outubro, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. 

+ INFO AQUI

 

O Município de São Brás de Alportel procedeu no passado dia 3 de agosto, à cerimónia de apresentação pública da Obra de Requalificação do Complexo de Piscinas Municipais Descobertas, integrado no Espaço de Lazer e Animação do Jardim da Verbena, um equipamento de grande significado na vida e na memória da comunidade são-brasense.

Este momento simbólico contou com um conjunto de personalidades, entre autarcas, equipa técnica responsável pelo projeto, equipa dos Serviços Municipais de Desporto e representantes da empresa construtora, bem como da empresa concessionária do Bar de Apoio, tendo sido na ocasião prestada homenagem pelo atual Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro a António José Bica, já falecido, antigo Presidente da Câmara Municipal, e responsável pela edificação deste equipamento, que abriu pela primeira vez as suas portas ao público a 1 de junho de 1989.

+ INFO AQUI

O Grupo de Ação Local (GAL) Pesca do Sotavento do Algarve, com sede no Município de Olhão, informa que está aberto, até 15 de outubro de 2019, o segundo período de apresentação de candidaturas para apoio ao desenvolvimento local e diversificação das economias das zonas pesqueiras e costeiras.

Neste novo período de candidaturas (Anúncio de Abertura de Período de Apresentação de Candidaturas Nº 2 / 2019 / GAL Pesca Sotavento Algarve) está disponível um total de apoio público de € 1.487.952,06.

O anúncio e os documentos de apoio poderão ser consultados no site do GAL Pesca Sotavento Algarve (https://www.galsotavento.com). Podem também ser obtidos esclarecimentos adicionais junto do GAL Pesca Sotavento Algarve, através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 289 700 171.

+ INFO AQUI

 

A Praça da República, em Loulé, irá encerrar ao trânsito automóvel durante os cinco fins-de-semana do mês de agosto. O fecho decorrerá entre o Largo Bernardo Lopes e o Largo Gago Coutinho (entrada para a Praça da República), de sexta-feira, às 19h00, a segunda-feira, às 6h00.

Esta ação, denominada de “A Praça é nossa”, é levada a cabo pela Câmara Municipal de Loulé (em estreita colaboração com a ACRAL e os comerciantes) e visa melhorar o espaço público, dinamizar e promover o comércio local, assim como permitir às pessoas aproveitarem em pleno a sua cidade, as suas infraestruturas e esplanadas, num espírito de convívio saudável, num passeio em família ou entre amigos.

Desta forma, a Autarquia convida todos os louletanos a desfrutarem do verão na sua cidade, ao criar, ao fim de semana, mais uma zona pedonal de convívio, bem no centro de Loulé.

+ INFO AQUI

 

Cerimónia de atribuição da Bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, nível III, teve lugar ontem nos Paços do Município e premiou “práticas inovadoras nos eixos da acessibilidade para todos e mobilidade pedonal e ciclável”.

Municípios