III Jornadas da Rede de Museus do Algarve repensam o papel dos Museus na atualidade

Aprofundar uma nova definição de “museu”, será um dos momentos relevantes das próximas Jornadas da Rede de Museus do Algarve, a ter lugar a 18 de novembro, em Albufeira, no Auditório Municipal. Esta terceira edição vai juntar especialistas e responsáveis por diversos museus, do país e da região, com uma vasta agenda de reflexões, nomeadamente as que se referem ao conceito de “Museus como plataformas culturais”. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, no sítio electrónico da Rede de Museus do Algarve.

O presidente do ICOM (Conselho Internacional de Museus) - Europa, Luís Raposo, e a vice presidente do ICOM-Portugal, Dália Paulo, são duas das presenças nas III Jornadas da Rede de Museus do Algarve, este ano sob o tema “Entre passado e futuro, entre ficam os Museus?”

Outra das presenças é de José Gameiro, Diretor Científico do Museu de Portimão, membro da Direção do ICOM-Portugal e do Grupo Coordenador da Rede de Museus do Algarve, que em recente artigo, a propósito da sua participação na 25ª Conferência Internacional do ICOM, no passado mês de setembro, em Quioto, salienta as diversas posições quanto à actual definição de museu, referindo que qualquer definição deverá “simultaneamente preservar termos, amplamente consensuais e específicos, sobre o conceito de museu e encontrar naturalmente espaço para a inovação e a incorporação de novos desafios globais/locais emergentes, numa instituição que enquanto museu, o seu presente se revela através de uma dinâmica e permanente relação cultural, científica e social, entre passado e futuro”. (…)

+ INFO AQUI

Municípios