PROJETO InnOBRIDGE
O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – foi iniciado a 20 de maio de 2025 e é financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg).
Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e provendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves.
Na Serra do Caldeirão, o InnoBRIDGE implementará um laboratório de inovação social (InnoLab) que fomentará o diálogo e a colaboração entre as comunidades locais, a ciência e as organizações envolvidas na gestão dos territórios florestais para a co-criação de uma visão implementável e comunitária da Serra.
Na Serra de Monchique e Silves, o InnoBRIDGE capacitará e apoiará o Grupo de Ação Local (criado anteriormente no âmbito de um projeto anterior) no desenvolvimento e implementação das ações (definidas pelo Grupo) para a redução do risco de incêndio rural daquele território.
O projeto irá durar 14 meses, até julho de 2026, e a AMAL, em conjunto com os Municípios de Loulé, Monchique, São Brás de Alportel, Silves e Tavira, e o consórcio InnoBRIDGE, estará empenhada em garantir o sucesso desta iniciativa contribuindo para atingir a grande meta de reduzir o número de ignições nos dias de maior perigo de incêndio.
