PADRE II (2021-2027) - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2021-2027, representada pela CCDR Algarve, assinaram no passado dia 26 de setembro de 2025, o contrato de financiamento do PADRE II – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025-2027.
Com uma dotação global de 27,2 milhões de euros, provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o PADRE II dá continuidade ao anterior plano (2014–2020) e a intervenções de filosofia semelhante desenvolvidas em períodos anteriores de programação.
O novo Plano incide nos territórios rurais e de baixa densidade, com ajustamentos adequados às lógicas funcionais dos recursos a valorizar, e visa promover a diversificação económica, a sustentabilidade ambiental e a capacitação das comunidades locais, incentivando a fixação da população e reforçando a resiliência e coesão territorial.
Numa perspetiva de articulação com outros instrumentos territoriais, o PADRE II reforça o papel dos territórios-centro de recursos em ligação com o Eixo 3 – Dinamização de Ativos Territoriais do ITI CIM AMAL, potenciando sinergias entre projetos intermunicipais e as Associações de Desenvolvimento Local (ADL), entidades com experiência consolidada na intervenção em áreas de baixa densidade.
As tipologias de ação previstas abrangem domínios de intervenção menos cobertos pela iniciativa pública municipal, procurando a valorização efetiva dos recursos endógenos através de atividades de animação socioeconómica e de projetos de cooperação territorial que envolvam ativamente as comunidades locais.
A coordenação estratégica e operacional do PADRE II é assegurada pela AMAL, através do Conselho Intermunicipal, em articulação com a Autoridade de Gestão Algarve 2030 e com as entidades gestoras de Projetos Transversais.
O plano incide, na sua totalidade, sobre os municípios de Alcoutim, Aljezur, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo, estendendo-se ainda a freguesias de baixa densidade de outros concelhos da região, conforme representado no mapa seguinte.
