O Algarve já tem concretizados 167 Kms de ciclovias com financiamento de fundos europeus.
O Algarve já tem concretizados 167 Kms de ciclovias com financiamento de fundos europeus.
Contributo para a Proteção e Promoção do Património Rural
No próximo dia 10 de abril vai decorrer uma conferência/debate subordinada ao FRUTOS SECOS – um Contributo para a proteção e promoção do património natural.
A iniciativa, a ter lugar no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, é uma organização conjunta da Associação A3PR e da CCDR Algarve, no âmbito do projeto AGRO + EFICIENTE. Este projeto tem como principal objetivo a valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas.
O projeto, que tem o apoio do PRR, é liderado pela CCDR Algarve (Divisão de Apoio à Produção Agrícola, Inovação e Formação), e conta com outras entidades como parceiras, nomeadamente a AMAL, a Universidade do Algarve, a AGRUPA – Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL; AIDA - Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba; Associação In Loco; COTH -Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional; FRUSOAL- Frutas Sotavento Algarve, Lda; Fulgur IT, Lda; Nutribean, Lda e Mil Plantas- Produção e Comercialização de Plantas, Lda.
Conheça o Programa AQUI.
No âmbito do roteiro promovido pelo Governo, “Mobilidade com Proximidade 2025”, a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve recebeu, ontem à tarde, a visita da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
O Conselho Intermunicipal da AMAL, que decorreu na passada sexta-feira, aprovou, por unanimidade, a submissão de uma candidatura dos municípios ao Programa Regional do Algarve, para apresentação do Plano de Ação para o Desenvolvimento dos Recursos Endógenos 2025-2027 (PADRE II). A candidatura foi hoje submetida.
A medida SM1 - “Reduzir perdas de água no setor urbano” é gerida pela AMAL, através de um contrato de financiamento no valor de 43,9 milhões de euros, celebrado com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”. Está incluída no “Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve” e inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A medida SM1 integra 3 vertentes:
- Requalificação das redes de abastecimento de água
- Instalação de zonas de medição e controlo
- Criação de zonas de pressão controlada
No final da execução da medida (até março de 2026) prevê-se:
- que sejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa.
- contribuir para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.
Ponto de Situação (março de 2025)
Candidaturas aprovadas: 62
Número de empreitadas e aquisições de serviços: 201
Dos 16 municípios algarvios, há 15 concelhos com candidaturas aprovadas e, na maioria dos casos, com obra a decorrer.
Com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido feito pelos municípios no âmbito desta medida, a AMAL disponibiliza, semanalmente, nas redes sociais e no seu site (em https://amal.pt/atividades/ambiente/eficiencia-hidrica, vídeos curtos do que já está no terreno.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Faro, na qual foi destacado o facto de o Algarve ser, desde 2024, a primeira região Angels em Portugal (e a quarta na Europa), considerada como a mais bem preparada no país para detetar e tratar os doentes com um acidente vascular cerebral (AVC).
R.General Humberto Delgado, 20
8000-355 Faro · Portugal
GPS: 37º01´08.8”N 7º55´40.0”W
Tel: (+351) 289 880 800
E-mail: geral@amal.pt