No âmbito do projeto InnoBRIDGE, do qual a AMAL é entidade parceira, vai decorrer uma nova Sessão de Participação, agora dedicada às “Capacidades e Responsabilidades”, que irá decorrer entre 25 e 27 de fevereiro.
Esta iniciativa é gratuita, aberta a toda a comunidade e conta com o apoio da AGIF, da AMAL, das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Monchique e Silves e das respetivas Juntas de Freguesia. Terá a duração aproximada de 2h00 e tem como objetivo definir as ações prioritárias a implementar no território da Serra do Caldeirão, identificando as capacidades locais existentes e necessárias e atribuindo funções e responsabilidades de cada ator envolvido e a envolver.

A mesma sessão irá decorrer em três dias e locais distintos da Serra, de acordo com a seguinte calendarização:

  • • 25 de fevereiro | 18h00 - 20h00 | Sede do Clube de Caça Associativo do Carvalhal, Tavira;
  • • 26 de fevereiro | 18h00 - 20h00 | Sala da Junta de Freguesia de Salir, Loulé;
  • • 27 de fevereiro | 18h00 - 20h00 | Sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg).

Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e provendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves.

Na Serra do Caldeirão, o InnoBRIDGE implementará um laboratório de inovação social (InnoLab) que fomentará o diálogo e a colaboração entre as comunidades locais, a ciência e as organizações envolvidas na gestão dos territórios florestais para a co-criação de uma visão implementável e comunitária da Serra.

Tenha uma palavra a dizer! A sua opinião importa!

 

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) vem, em nome dos autarcas do Algarve, manifestar publicamente o mais profundo pesar e tristeza pelo falecimento do colega José Carlos Rolo, e endereçar à sua família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

O falecimento do Professor José Carlos Rolo, homem de causas, professor de vocação e autarca por paixão, deixa o Algarve mais pobre. Foi Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, em 2012 (pela primeira vez e durante cerca de um ano, na sequência da renúncia de Desidério Silva para concorrer à presidência da Região de Turismo do Algarve), voltando a assumir o cargo entre 2018 e 2025. 

Com a certeza que sempre desempenhou com dedicação e empenho as funções adstritas aos cargos que superiormente ocupou, deixa marcas do seu trabalho e percurso público na história do “seu” concelho. 

Lamentamos profundamente o seu precoce desaparecimento.

 

 

Decorreu no Museu Zer0, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, a Sessão de Balanço e Perspetivas das Incubadoras de Empresas do Algarve, no âmbito do projeto ALGARVE EMPREENDE, do qual a AMAL é entidade parceira.

A sessão contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, do Primeiro-Secretário da AMAL, Joaquim Brandão Pires, e de responsáveis de empresas e incubadoras, nomeadamente: ANJE Algarve, CRIA, Algarve Evolution, INNUOS e Merlin: Filmes + Conteúdos. Participaram, igualmente, o ex-Presidente da CCDR Algarve, João Faria, o ex-secretário de Estado da Economia, João Neves, e António Oliveira das Neves, Coordenador do Estudo sobre os fatores críticos das incubadoras da região. 

O objetivo principal do projeto ALGARVE EMPREENDE é estimular o ecossistema empresarial algarvio, através de iniciativas que potenciem as capacidades e competências dos empreendedores para a criação e implementação de ideias de negócio, assim como contribuir para o aumento da taxa de sobrevivência das empresas. 

O projeto contempla um total de 11 atividades, sendo responsabilidade da AMAL o desenvolvimento da Atividade 1: criação de um programa para a dinamização da ReDial - Rede de Incubadoras do Algarve - e da Rede INVEST Algarve.
Esta atividade tem como objetivo a elaboração de um estudo que identifique os fatores críticos das incubadoras da região, bem como o desenvolvimento de ações de dinamização e capacitação da rede, visando a preparação do «Plano de Desenvolvimento da ReDial 2030».

Tendo em vista o sucesso desta Atividade 1, o envolvimento dos municípios é operacionalizado através de:

  • Mapeamento Local: Cada município deve colaborar no levantamento de dados das suas incubadoras e espaços de coworking para o estudo de fatores críticos.
  • Adesão à Rede INVEST Algarve: Reforço do papel dos gabinetes de apoio ao empreendedor local como pontos de entrada qualificados no ecossistema regional.
  • Capilaridade Territorial: Garantir que, em toda a região do Algarve, os empreendedores tenham acesso aos mesmos recursos e redes de mentoria.  

No próximo dia 21 de fevereiro de 2026, pelas 14h30, realizam-se as Algarve EDU TALKS – Jornadas da Educação, uma iniciativa de âmbito regional dirigida à comunidade educativa, subordinada ao tema “Educar em Tempos Digitais: desafios, riscos e oportunidades”.

As Algarve EDU TALKS pretendem afirmar-se como um espaço de reflexão e partilha a nível regional, reunindo educadores, famílias, alunos, especialistas e entidades, em torno de temas estruturantes como a educação digital, a parentalidade, o bem-estar, a segurança online e a participação dos alunos.

A iniciativa, que acontece em São Brás de Alportel (Cineteatro Jaime Pinto), encontra-se acreditada como Ação de Formação de Curta Duração (ACD) para educadores e professores dos ensinos básico e secundário. Integra ainda uma dimensão solidária, de participação voluntária, associada à recolha de material escolar ou produtos de higiene infantil, reforçando o compromisso social e comunitário do evento.

Consulte o programa da iniciativa AQUI.

Para efeitos de apoio à organização, disponibiliza-se um link de pré-registo (opcional) em https://forms.gle/PPodKLezbLSg7yZm7

No próximo dia 06 de fevereiro o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, na sede da AMAL, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 

1. Banco Alimentar – Presença do Sr. Presidente; 
2. Autoridade de Transportes: 
2.1. Reequilíbrio Económico-financeiro – Tribunal Arbitral – Designação de árbitro; 
2.2. Incentiva +TP e Circula PT (2025) - Autorização do Reforço de despesa; 
2.3. Incentiva +TP (2026) - Autorização de despesa; 
2.4. Aplicação de Redução Tarifária (2026) - Município de Olhão – Autorização de despesa; 
2.5. Passes Gratuitos para Jovens (2026) – Autorização de despesa; 
2.6. Circula PT (2026) - Autorização de despesa; 
3. PIPSE - Aquisição de Serviços Técnicos Especializados – Concurso público n.º 04/2025 - Adenda ao contrato; 
4. 2.ª Alteração ao Orçamento e 2.ª Alteração às GOP do ano de 2026; 
5. Autorização Genérica – Contratos de tarefa e avença; 
6. Plano Gestão de Riscos de corrupção e Infracções Conexas – Relatório; 
7. 1.º Fórum do Mar Portugal; 
8. Região de Turismo do Algarve – Presença do Sr. Presidente. 
9. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios:   


Faro, 30 de janeiro de 2026.

O Presidente do Conselho Intermunicipal,
António Pina

No âmbito do projeto europeu coOPERATOR – Developing a Country - Observatory for Sharing Best Practices for Vaccination Promotion, que visa apoiar o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da vacinação, eficazes e sustentadas em evidência científica, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da sua Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, pretende identificar os principais fatores que influenciam a hesitação vacinal em Portugal. 

Para esse efeito, solicita-se a disponibilidade e participação de todos para o preenchimento do questionário abaixo:

A participação é fundamental para reforçar o conhecimento científico e robustecer as respostas nacionais.
+ INFO sobre o projeto em: https://cooperatorvax.eu/pt/inicio/

Municípios