A Comunidade Intermunicipal do Algarve mostra-se profundamente preocupada com as notícias divulgadas que indicam uma eventual reorganização do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo a possível extinção da Delegação Regional do INEM do Algarve, a reconfiguração dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), alterações estruturais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e uma reorganização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). 

Mediante estes possíveis cenários, com eventuais impactos na resposta regional e na coordenação operacional no Algarve, a AMAL aprovou, por unanimidade, uma moção em que manifesta profunda preocupação e apreensão e solicita ao Governo esclarecimentos imediatos e detalhados sobre o assunto. 

As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Algarve para 2026, que ronda os 21 milhões e 250 mil euros, foram aprovados na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na quarta-feira, em Lagos. No decorrer do próximo ano, a atuação da AMAL irá estar centrada na operacionalização de fundos europeus e em setores como a mobilidade, transição digital, ambiente e área social.  

Dando continuidade às atividades previstas na Serra do Caldeirão, o InnoBRIDGE(*) convida agora todos os interessados à participação nos “Diálogos com as Comunidades”, entre 14 e 18 de dezembro.

Esta iniciativa tem como objetivo:
1.Partilhar com as comunidades locais os resultados preliminares do projeto;
2. Criar momentos coletivos de diálogo e de debate sobre o território da Serra do Caldeirão, criando espaços para ouvir a população e as suas preocupações, e recolhendo expectativas para as próximas sessões participativas (previstas para 2026);
3. Promover momentos de comunicação de proximidade junto das comunidades locais, fortalecendo a mobilização e o envolvimento local para as próximas ações do InnoBRIDGE.

Estes momentos irão decorrer entre 14 e 18 de dezembro em locais distintos da Serra, de acordo com a seguinte calendarização:
• 14 de dezembro, entre as 14h00 e as 16h00, na Sede do Futebol Clube Cabeça do Velho, Cabeça do Velho;
• 15 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h00, no Posto do Cidadão, Largo dos Bombeiros, Cachopo;
• 16 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h00, na Sede da Associação de Produtores Florestais, Barranco do Velho;
• 17 de dezembro, entre 15h00 e as 17h00, na Sede da Associação de Agricultores de São Brás de Alportel, São Brás de Alportel;
• 17 de dezembro, entre as 18h00 e as 20h00, na Sala da Junta de Freguesia de Salir, Salir;
• 18 de dezembro, entre as 17h30 e as 18h30, na Sede da Associação de Produtores Florestais, Barranco do Velho.

Esta iniciativa é aberta à comunidade, gratuita e conta com o apoio da AGIF, da AMAL, das Câmaras Municipais de São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Monchique e Silves e das respetivas Juntas de Freguesia.

Estará, também, patente uma mostra, na Sede da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, no Barranco do Velho, com os resultados preliminares do projeto. Esta exposição estará disponível durante um mês (entre 16 de dezembro e 16 de janeiro) para todos os interessados a visitarem e deixarem os seus comentários.

Participe!

(*) O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg). Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e provendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves.

 

No próximo dia 10 de dezembro o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, nos Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos.
Conheça os assuntos que serão tratados.


Ordem de trabalhos 

1. Autoridade de Transportes:
1.1. VAMUS Transportes do Algarve - Plano de rede e oferta 2026;
1.2. Fixação da TAT 2026 - «VAMUS, Transportes do Algarve | 2021-26» - Ratificação;
1.3. Incentiva +TP, Passes gratuitos e Circula PT – Atualização/Reforço de despesa;
1.4. PAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - Concurso público – Decisão de contratar; 
1.5. Autorização de repartição de encargos para a contratualização do Serviço Público deTransporte de Passageiros Rodoviário: VAMUS Algarve 2026-2034;
2. Fixação das contribuições financeiras mensais dos Municípios para a AMAL; 
3. Fixação da contribuição anual suplementar CIMAAL; 
4. Fundo de maneio para o ano de 2026;
5. Plano de Recrutamento para o ano de 2026;
6. Mapa de Pessoal para o ano de 2026;
7. Grandes Opções do Plano e Orçamento 2026;
8. 8.ª Alteração ao Orçamento e às GOP 2025;
9. Cogestão – Mandatos das Comissões de Cogestão 2026 – 2029;
10. Recolhabio 2023-2024 – Adenda ao protocolo de colaboração técnica e financeira;
11. Recolhabio 2025 – Protocolo de colaboração técnica e financeira;
12. BIBAL – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve - Rotatividade de despesas para 2026;
13. ACTA – Companhia de Teatro do Algarve – Declaração de apoio;
14. Representantes dos Municípios em entidades diversas; 
15. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios: 
15.1. Ponto de situação do Programa Regional do Algarve 2030: ITI-CIM, PRR – SM1 e PADRE; 
15.2. Aquisição de meios e equipamentos para a proteção civil – Candidatura ao ALGARVE 2030  – Pedido de parecer à ANEPC. 

  

Faro, 03 de dezembro de 2025.

O Presidente do Conselho Intermunicipal,

António Pina

No âmbito do projeto InnoBRIDGE, do qual a AMAL é parceira, vão decorrer duas ações de formação nos dias 25 e 26 de novembro:

"Podas no sobreiro" // 25 de novembro
A formação sobre "Podas no sobreiro" será ministrada por técnicos do ICNF. Terá a duração de uma manhã (09h30 - 13h00) e será composta por uma parte teórica inicial, em sala (Espaço Multiusos da Junta de Freguesia de Monchique), e uma parte prática, no campo. 
NOTA: Os formandos deverão trazer tesouras e/ou serrotes de poda.

"Sanidade florestal" // 26 de novembro
A formação sobre "Sanidade florestal" será ministrada por técnicos do ICNF. Terá a duração de uma manhã (09h30 -13h00)e será composta por uma parte teórica inicial, em sala (Espaço Multiusos da Junta de Freguesia de Monchique), e uma parte prática, no campo. 

A inscrição para ambas as sessões de formação é obrigatória e limitada (até 20 pessoas por sessão). A mesma deverá ser efetuada até ao dia 21 de novembro, através de um destes três canais: 
- Directamente na Divisão de Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Monchique (edifício das Piscinas Municipais das 9.00 às 15.00 horas).
- Por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Por telefone: 282 910 284 /200.

O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg). 

Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e promovendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves. 

Participe! Todos juntos somos mais fortes!

 

Municípios