A AMAL acaba de ver aprovada a candidatura ao Programa Regional do Algarve para a concretização do PADRE II - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025-2027, que submeteu em março deste ano. Nesta fase, a dotação disponível, proveniente do FEDER, ronda os 27 milhões de euros.

No próximo dia 1 de agosto, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, na sede da AMAL, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos: 
1.
Autoridade de Transportes:
1.1. Passe Algarve e Passe Jovem Algarve - Rede VAMUS;
1.2. Regulamento Intermunicipal “Apoios à Mobilidade AMAL” – 5ª alteração
2. Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar - Concursos Públicos para Aquisição de Serviços - Decisão de contratar:
2.1. Desenvolvimento de Capital Relacional na   Comunidade Educativa;
2.2. Apoio à Co-Criação e Disponibilização de Recursos Pedagógicos em Ambiente Digital;
2.3. Promoção da Qualidade das Aprendizagens Iniciais em Matemática;
2.4. Promoção de Competências em Computação e Programação;
3. ACTA - Aprovação de declaração de reconhecimento para efeitos de procedimento administrativo de atribuição de Estatuto de Utilidade Pública;
4. PADRE II – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos;
5. Emergência e Proteção Civil – Presença do Comandante Vaz Pinto;
6. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios.

 
Faro, 25 de julho de 2025.

O Presidente do Conselho Intermunicipal

      António Pina

 

>  Iniciativa envolve nove parceiros de Portugal, Espanha e França e aposta na inovação social para responder ao envelhecimento e ao despovoamento rural.
>  Com 1,3 milhões de euros de financiamento europeu, projeto visa transformar zonas menos povoadas em territórios mais inclusivos, dinâmicos e resilientes.

A cidade de Guimarães acolheu na manhã de hoje, 23 de julho, a reunião de arranque (Kick-off Meeting) do projeto europeu RuralSilverHubS – “Melhoria da qualidade de vida em áreas rurais impulsionando a economia social na Silver Economy", reunindo os nove parceiros de Portugal, Espanha e França para dar início formal às atividades no terreno desta ambiciosa iniciativa transnacional.

O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região  do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada  de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é  desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST),  coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg). 

Municípios