O Algarve já tem concretizados 167 Kms de ciclovias com financiamento de fundos europeus.
O Algarve já tem concretizados 167 Kms de ciclovias com financiamento de fundos europeus.
Contributo para a Proteção e Promoção do Património Rural
No próximo dia 10 de abril vai decorrer uma conferência/debate subordinada ao FRUTOS SECOS – um Contributo para a proteção e promoção do património natural.
A iniciativa, a ter lugar no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, é uma organização conjunta da Associação A3PR e da CCDR Algarve, no âmbito do projeto AGRO + EFICIENTE. Este projeto tem como principal objetivo a valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas.
O projeto, que tem o apoio do PRR, é liderado pela CCDR Algarve (Divisão de Apoio à Produção Agrícola, Inovação e Formação), e conta com outras entidades como parceiras, nomeadamente a AMAL, a Universidade do Algarve, a AGRUPA – Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa, CRL; AIDA - Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba; Associação In Loco; COTH -Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional; FRUSOAL- Frutas Sotavento Algarve, Lda; Fulgur IT, Lda; Nutribean, Lda e Mil Plantas- Produção e Comercialização de Plantas, Lda.
Conheça o Programa AQUI.
No âmbito do roteiro promovido pelo Governo, “Mobilidade com Proximidade 2025”, a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve recebeu, ontem à tarde, a visita da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
O Conselho Intermunicipal da AMAL, que decorreu na passada sexta-feira, aprovou, por unanimidade, a submissão de uma candidatura dos municípios ao Programa Regional do Algarve, para apresentação do Plano de Ação para o Desenvolvimento dos Recursos Endógenos 2025-2027 (PADRE II). A candidatura foi hoje submetida.
A medida SM1 - “Reduzir perdas de água no setor urbano” é gerida pela AMAL, através de um contrato de financiamento no valor de 43,9 milhões de euros, celebrado com a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”. Está incluída no “Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve” e inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A medida SM1 integra 3 vertentes:
- Requalificação das redes de abastecimento de água
- Instalação de zonas de medição e controlo
- Criação de zonas de pressão controlada
No final da execução da medida (até março de 2026) prevê-se:
- que sejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água em baixa.
- contribuir para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.
Ponto de Situação (março de 2025)
Candidaturas aprovadas: 62
Número de empreitadas e aquisições de serviços: 201
Dos 16 municípios algarvios, há 15 concelhos com candidaturas aprovadas e, na maioria dos casos, com obra a decorrer.
Com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido feito pelos municípios no âmbito desta medida, a AMAL disponibiliza, semanalmente, nas redes sociais e no seu site (em https://amal.pt/atividades/ambiente/eficiencia-hidrica, vídeos curtos do que já está no terreno.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada em Faro, na qual foi destacado o facto de o Algarve ser, desde 2024, a primeira região Angels em Portugal (e a quarta na Europa), considerada como a mais bem preparada no país para detetar e tratar os doentes com um acidente vascular cerebral (AVC).
No próximo dia 14 de março, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, no Salão Nobre do Ex Governo Civil, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.
Ordem de trabalhos
Faro, 7 de março de 2025.
O Presidente do Conselho Intermunicipal
António Pina
O projeto PRR REVITALGARVE realizou ontem, 26 de fevereiro, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. | Agricultura e Pescas, a apresentação da marca "saborear o ALGARVE". Marcaram presença, no evento, cerca de 150 pessoas, sobretudo produtores primários e transformadores do setor agroalimentar, mas também diversas entidades e associações de desenvolvimento local que desempenham um papel essencial na criação da Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA).
A marca "Saborear o Algarve" tem o objetivo de representar a RPLA e criar um selo de qualidade para a agricultura da região. Os produtores e transformadores podem desde já pertencer e fazer uso esta marca, requerendo a adesão à RPLA e cumprindo com os critérios do Regulamento da Rede de Produtores Locais do Algarve.
Para além de constituir um fator de diferenciação dos produtos produzidos, a marca "saborear o ALGARVE" pretende unificar e afirmar a agricultura da região, fortalecendo a competitividade deste setor, tanto a nível nacional como internacional.
A marca desenvolve-se agora em paralelo e concordância com o crescimento da RPLA, sendo a próxima fase o lançamento de um site que servirá o propósito de aproximar os produtores dos consumidores, valorizando os circuitos curtos de consumo.
O lançamento da marca "saborear o ALGARVE" contou com uma demonstração de produtos e produtores da região com provas gastronómicas, aos quais o REVITALGARVE agradece:
Veja o vídeo com alguns dos melhores momentos vividos no decorrer do evento em https://www.revitalgarve.pt/l/fortalecer-a-agricultura-da-regiao-e-objetivo-da-marca-saborear-o-algarve/
Com o objetivo de apoiar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na Administração Pública Local, o Programa Regional Algarve 2030 tem aberto o aviso de concurso ALGARVE–2024 – 54, com uma dotação de 6.000.000€ (FEDER).
Este apoio pretende promover a redução da intensidade energética e o aumento da eficiência energética contribuindo para um parque edificado de elevado desempenho energético e de baixo carbono.
De uso exclusivo dos membros da RPLA, a marca “Saborear o Algarve” funcionará como fator de diferenciação, afirmação e valorização dos produtos produzidos. Assume como missão garantir o acesso a produtos seguros, locais, de qualidade e produzidos através de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação do território, valorização dos produtos e agentes locais e para a revitalização da economia rural local.
No próximo dia 21 de fevereiro, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, na sede da AMAL, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.
Ordem de trabalhos
1. VAMUS Algarve além 2026 – Presença dos consultores – Prof. Figueira de Sousa e Dr. Tiago Sousa d’Alte;
2. ALGARVE 2030 e PRR-SM1 - Ponto de situação (Candidaturas e execução).
Faro, 14 de fevereiro de 2025.
O Presidente do Conselho Intermunicipal
António Pina
Tem mais de 16 anos e é residente numa das 12 freguesias* da Ria Formosa?
Gostaria de ser cientista por um dia?
Receber um diploma e prémios?
Convidámo-lo então a ser voluntário do Projecto CRIA - Carbono da Ria!
Ao INSCREVER-SE irá receber:
- Formação de 45 minutos sobre a importância dos sedimentos (lodo) da Ria Formosa no combate às alterações climáticas;
- KIT de recolha de amostras de lodo com oferta de toalha de microfibra em PET de garrafas recicladas e marcador permanente;
- Diploma de participação nesta ação de voluntariado;
Além disso verá o seu nome e fotografia (facultativo) inscritos na publicação "GUIA do CARBONO DA RIA" como cientista contribuidor.
Os 250 participantes ficam ainda automaticamente habilitados ao sorteio de uma Bolsa Ciência correspondente a um ano de propinas** na UAlg.
INSCREVA-SE NUMA DAS SESSÕES FORMATIVAS:
FEVEREIRO
Dia 17 às 18h00: Almancil - Pavilhão Multiusos '25 de Abril'
Dia 20 às 16h00: Faro - Região de Turismo do Algarve
Dia 22 às 10h00: Cacela Velha - Casa do Pároco
Dia 23 às 10h00: Montenegro - Centro Náutico da Praia de Faro
MARÇO
Dia 01 às 10h00: Olhão - Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Dia 01 às 11h30: Olhão - Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Dia 06 às 17h30: Faro - Biblioteca Municipal António Ramos Rosa
Dia 12 às 18h00: Tavira - Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
|
INSCRIÇÕES ONLINE
Até ao dia anterior ao da sessão que pretende frequentar preenchendo o formulário online, por email para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Whatsapp 960099925 (indicando nome, idade, freguesia de residência e sessão que pretende frequentar).
*Apenas residentes nas atuais freguesias de Almancil, Montenegro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Pechão, Olhão, Quelfes, União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta (em processo de separação), União de freguesias de Luz de Tavira e Santo Estevão (em processo de separação), Santa Luzia, Tavira, União das freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira (em processo de separação), União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) e Vila Nova de Cacela.
**1º ciclo ou curso técnico superior profissional; a bolsa é transmissível a familiar direto.
O Programa CRIA - Carbono da Ria é uma iniciativa da BlueZ C Instituto da Conservação Marinha e Economia do Carbono em parceria com a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa.
INICIATIVA de AÇÃO CLIMÁTICA - https://gulbenkian.pt/clima-e-oceano/iniciativa-de-participacao-climatica/
A partir de hoje está em consulta pública o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado do Sistema de Transporte Público em Canal Dedicado (TPSP), do tipo Metro-Bus, que irá ligar as localidades de Olhão, Faro, Montenegro, Aeroporto, Universidade do Algarve, Parque das Cidades e Loulé.
A consulta estará disponível durante 30 dias úteis, entre 30 de janeiro e 13 de março de 2025, no site da CCDR Algarve (https://www.ccdr-alg.pt/site/info/metrobus-algarve) e no Portal Participa (www.participa.pt).
Este projeto, com uma extensão prevista de 37,6 km, visa a implementação de um sistema de transporte público sustentável, eficiente e integrado na região, na bacia de emprego desta área do território. O projeto está alinhado com o objetivo específico de “"RSO2.8 - promover uma mobilidade urbana multimodal sustentável, como um projeto estruturante para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono” do Programa Regional ALGARVE 2030, aprovado pela Comissão Europeia.
A proposta em consulta prevê a criação de um corredor de transporte público dedicado, operado por um sistema de MetroBus ou Bus Rapid Transit (BRT), apresentando as seguintes vantagens:
O traçado proposto foi desenvolvido tendo em consideração as necessidades de mobilidade das populações de Faro, Olhão e Loulé, ao mesmo tempo que serve locais-chave que constituem uma bacia de emprego com grande relevância regional, onde se localizam os quatro grandes polos geradores de empregos e atividades económicas diversas (Universidade do Algarve, Aeroporto Internacional Gago Coutinho, Parque das Cidades e Centro Comercial de Loulé), que provocam um grande número as deslocações pendulares nestes três concelhos.
A estimativa de custos da empreitada geral de construção do traçado base é de cerca de 203,1 milhões de euros. Este valor inclui a construção de novas vias rodoviárias, estações intermediárias e terminais, estruturas de contenção, viadutos e túneis, bem como o sistema de alimentação energética e sinalização necessárias para a implementação do sistema MetroBus/BRT.
Este estudo está a ser desenvolvido pela CCDR Algarve no contexto da sua missão de planeamento e execução de políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente e cidades, e de integração de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida nas cidades da região, em colaboração com a AMAL enquanto Autoridade Regional de Mobilidade e Transportes, os municípios de Olhão, Faro e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional Gago Coutinho de Faro e o Turismo do Algarve (RTA).
A consulta pública agora lançada é uma etapa necessária para recolher opiniões e contributos da comunidade, entidades e outras partes interessadas sobre o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado.
Os interessados podem consultar os documentos do projeto completo, incluindo o traçado detalhado e as estimativas de custos, nos links acima referidos e enviar as suas sugestões até 13 de março de 2025. As propostas podem ser dirigidas ao Conselho Diretivo da CCDR ALGARVE, IP, através do portal participa.
Após o término da consulta pública, as opiniões recolhidas serão analisadas, e as conclusões serão integradas no processo final de elaboração do projeto, com um forte impacto na transição energética e na qualidade de vida da população.
Traçado do corredor Olhão - Faro - Aeroporto - Universidade do Algarve - Parque das Cidade - Loulé através da solução TPSP – em Metrobus (Cenário 4)
FONTE: CCDR / Comunicação PR ALGARVE 2030
No próximo dia 07 de fevereiro, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, no Salão Nobre do ex-Governo Civil, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.
Ordem de trabalhos
1. Autoridade de Transportes:
1.1. Incentiva+TP - aplicação das reduções tarifárias – 2025 – Autorização de despesa;
1.2. Passes gratuitos para jovens 2025-autorização de despesa;
1.3. PART 2023 - restituição de verba aos Municípios;
1.4. Duplicação de passes gratuitos para jovens - Despesa a assumir pelos Municípios;
1.5. Regulamento Intermunicipal apoios à mobilidade AMAL – 3.ª alteração;
1.6. VAMUS -Reposição do Equilíbrio Financeiro (REF) manutenção do indeferimento.
2. Criação do Conselho Regional de Saúde Mental;
3. Possibilidade de projeto com financiamento BEI para os Municípios do Algarve;
4. Convénio de cooperação entre municípios que aprova a criação da “Rede INOVAJUNTOS Portugal”;
5. Projeto Utopia - Apoio à Unidade de Saúde Mental – Apresentação;
6. ITI – Água – Apresentação CCDR Algarve;
7. Devir - Centro de Artes Performativas do Algarve – Apresentação;
8. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios.
Faro, 31 de janeiro de 2025.
O Presidente do Conselho Intermunicipal
António Pina
No âmbito do Festival das Amendoeiras em Flor (FAFA), que decorre de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em Alta Mora, Castro Marim, convidamo-lo(a) a participar numa experiência única promovida pelo Projeto Revitalgarve do qual a AMAL é parceira).
Junte-se a esta visita às explorações Agro FF e Bagasil, aberta à comunidade, para conhecer, através de uma prova de produtos locais, os sabores autênticos, assim como as práticas agrícolas sustentáveis da nossa região.
Descubra como estes produtores inovam com métodos de produção que reduzem o impacto ambiental, respondem aos desafios das mudanças climáticas e valorizam a rica Dieta Mediterrânica.
Inscreva-se já em https://www.revitalgarve.pt/l/agendada-visita-as-exploracoes-agroff-e-bagasil-no-ambito-da-fafa-2025/
As vagas são limitadas.
A Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030, responsável pela gestão dos fundos europeus de coesão alocados à região, aprovou as primeiras candidaturas ao Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial – Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME).
A Comunidade Intermunicipal do Algarve reafirma a necessidade de construção destas duas barragens e manifesta, ao mesmo tempo, apoio aos anseios da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve (ABPRSA), que na última reunião do Conselho Intermunicipal sublinhou as vantagens que estas albufeiras poderão representar para toda a região.
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para a importância da Dieta Mediterrânica, a parceria do Revitalgarve promoveu no dia 14 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA), uma ação de sensibilização dirigida aos alunos desta instituição. A ação pretendeu transmitir que a Dieta Mediterrânica vai além de uma alimentação saudável e sustentável, representando, na verdade, um estilo de vida completo.
Destinado a alunos do 2º ciclo, “O Camaleão Que Não Mudava de Cor” é um livro editado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e pela Direção Regional do Algarve do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e foi apresentado ontem no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão.
A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Algarve Evolution, e com a Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP), organiza a 8ª edição do Concurso «Ideias Em Caixa».
R.General Humberto Delgado, 20
8000-355 Faro · Portugal
GPS: 37º01´08.8”N 7º55´40.0”W
Tel: (+351) 289 880 800
E-mail: geral@amal.pt