O projeto PRR REVITALGARVE apresenta, no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 09h30, no Auditório do Patacão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a “Saborear o Algarve”, uma marca que vai representar a Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA).

De uso exclusivo dos membros da RPLA, a marca “Saborear o Algarve” funcionará como fator de diferenciação, afirmação e valorização dos produtos produzidos. Assume como missão garantir o acesso a produtos seguros, locais, de qualidade e produzidos através de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação do território, valorização dos produtos e agentes locais e para a revitalização da economia rural local.

No próximo dia 21 de fevereiro, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, na sede da AMAL, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 
1. VAMUS Algarve além 2026 – Presença dos consultores – Prof. Figueira de Sousa e Dr. Tiago Sousa d’Alte;
2.  ALGARVE 2030 e PRR-SM1 - Ponto de situação (Candidaturas e execução).

 
Faro, 14 de fevereiro de 2025.


O Presidente do Conselho Intermunicipal

      António Pina

 

Tem mais de 16 anos e é residente numa das 12 freguesias* da Ria Formosa?
Gostaria de ser cientista por um dia?
Receber um diploma e prémios? 
Convidámo-lo então a ser voluntário do Projecto CRIA - Carbono da Ria! 

Ao INSCREVER-SE irá receber:
- Formação de 45 minutos sobre a importância dos sedimentos (lodo) da Ria Formosa no combate às alterações climáticas;
- KIT de recolha de amostras de lodo com oferta de toalha de microfibra em PET de garrafas recicladas e marcador permanente;
- Diploma de participação nesta ação de voluntariado; 

Além disso verá o seu nome e fotografia (facultativo) inscritos na publicação "GUIA do CARBONO DA RIA" como cientista contribuidor. 
Os 250 participantes ficam ainda automaticamente habilitados ao sorteio de uma Bolsa Ciência correspondente a um ano de propinas** na UAlg.

INSCREVA-SE NUMA DAS SESSÕES FORMATIVAS:

FEVEREIRO
Dia 17 às 18h00: Almancil - Pavilhão Multiusos '25 de Abril'
Dia 20 às 16h00: Faro - Região de Turismo do Algarve
Dia 22 às 10h00: Cacela Velha - Casa do Pároco
Dia 23 às 10h00: Montenegro - Centro Náutico da Praia de Faro
Dia 25 às 14h30: Faro - (Culatra) Escola EB1 da Ilha da Culatra
Dia 26 às 09h30: Tavira - Biblioteca Municipal Álvaro de Campos

MARÇO
Dia 01 às 10h00: Olhão - Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Dia 01 às 11h30: Olhão - Biblioteca Municipal José Mariano Gago
Dia 06 às 17h30: Faro - Biblioteca Municipal António Ramos Rosa

 

INSCRIÇÕES ONLINE 
Até ao dia anterior ao da sessão que pretende frequentar preenchendo o formulário online, por email para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Whatsapp 960099925 (indicando nome, idade, freguesia de residência e sessão que pretende frequentar). 

 

*Apenas residentes nas atuais freguesias de Almancil, Montenegro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Pechão, Olhão, Quelfes, União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta (em processo de separação), União de freguesias de Luz de Tavira e Santo Estevão (em processo de separação), Santa Luzia, Tavira, União das freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira (em processo de separação), União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) e Vila Nova de Cacela.

**1º ciclo ou curso técnico superior profissional; a bolsa é transmissível a familiar direto.

O Programa CRIA - Carbono da Ria é uma iniciativa da BlueZ C Instituto da Conservação Marinha e Economia do Carbono em parceria com a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa.

INICIATIVA de AÇÃO CLIMÁTICA - https://gulbenkian.pt/clima-e-oceano/iniciativa-de-participacao-climatica/

C:\Users\acraveirinha\Downloads\unnamed.png

A partir de hoje está em consulta pública o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado do Sistema de Transporte Público em Canal Dedicado (TPSP), do tipo Metro-Bus, que irá ligar as localidades de Olhão, Faro, Montenegro, Aeroporto, Universidade do Algarve, Parque das Cidades e Loulé. 
A consulta estará disponível durante 30 dias úteis, entre 30 de janeiro e 13 de março de 2025, no site da CCDR Algarve (https://www.ccdr-alg.pt/site/info/metrobus-algarve) e no Portal Participa (www.participa.pt).

Este projeto, com uma extensão prevista de 37,6 km, visa a implementação de um sistema de transporte público sustentável, eficiente e integrado na região, na bacia de emprego desta área do território. O projeto está alinhado com o objetivo específico de “"RSO2.8 - promover uma mobilidade urbana multimodal sustentável, como um projeto estruturante para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono” do Programa Regional ALGARVE 2030, aprovado pela Comissão Europeia.
A proposta em consulta prevê a criação de um corredor de transporte público dedicado, operado por um sistema de MetroBus ou Bus Rapid Transit (BRT), apresentando as seguintes vantagens:

  • Maior eficiência: O sistema MetroBus ou BRT permitirá uma melhor integração no tecido urbano, proporcionando uma resposta mais adaptada às necessidades dos cidadãos.
  • Expansão futura: O projeto visa ainda uma futura expansão da rede, com possibilidade de pós 2029, integrar outras localidades do Algarve, como Quarteira, Almancil e até Albufeira, contribuindo para a melhoria da conectividade regional.
  • Sustentabilidade: O sistema é elétrico, promovendo a redução de emissões de carbono e incentivando o uso de modos de transporte mais ecológicos.
  • Facilidade de integração: O sistema será serviço complementar e interligado com  o serviço oferecido pela rede ferroviária existente, permitindo um serviço mais flexível e integrado

O traçado proposto foi desenvolvido tendo em consideração as necessidades de mobilidade das populações de Faro, Olhão e Loulé,  ao mesmo tempo que serve locais-chave que constituem uma bacia de emprego com grande relevância regional, onde se localizam os quatro grandes polos geradores de empregos e atividades económicas diversas (Universidade do Algarve, Aeroporto Internacional Gago Coutinho, Parque das Cidades  e Centro Comercial de Loulé), que provocam um grande número as deslocações pendulares nestes três concelhos.

A estimativa de custos da empreitada geral de construção do traçado base é de cerca de 203,1 milhões de euros. Este valor inclui a construção de novas vias rodoviárias, estações intermediárias e terminais, estruturas de contenção, viadutos e túneis, bem como o sistema de alimentação energética e sinalização necessárias para a implementação do sistema MetroBus/BRT.

Este estudo está a ser desenvolvido pela CCDR Algarve no contexto da sua missão de planeamento e execução de políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente e cidades, e de integração de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida nas cidades da região,  em colaboração com a AMAL enquanto Autoridade Regional de Mobilidade e Transportes, os municípios de Olhão, Faro e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional Gago Coutinho de Faro e o Turismo do Algarve (RTA). 

A consulta pública agora lançada é uma etapa necessária para recolher opiniões e contributos da comunidade, entidades e outras partes interessadas sobre o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado. 

Os interessados podem consultar os documentos do projeto completo, incluindo o traçado detalhado e as estimativas de custos, nos links acima referidos e enviar as suas sugestões até 13 de março de 2025. As propostas podem ser dirigidas ao Conselho Diretivo da CCDR ALGARVE, IP, através do portal participa.

Após o término da consulta pública, as opiniões recolhidas serão analisadas, e as conclusões serão integradas no processo final de elaboração do projeto, com um forte impacto na transição energética e na qualidade de vida da população.

Uma imagem com texto, mapa, atlas, captura de ecrã

Descrição gerada automaticamente

Traçado do corredor Olhão - Faro - Aeroporto - Universidade do Algarve - Parque das Cidade - Loulé através da solução TPSP – em Metrobus (Cenário 4)


FONTE: CCDR / Comunicação PR ALGARVE 2030

 

No próximo dia 07 de fevereiro, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, no Salão Nobre do ex-Governo Civil, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 

1. Autoridade de Transportes: 
1.1. Incentiva+TP - aplicação das reduções tarifárias – 2025 – Autorização de despesa; 
1.2. Passes gratuitos para jovens 2025-autorização de despesa; 
1.3. PART 2023 - restituição de verba aos Municípios; 
1.4. Duplicação de passes gratuitos para jovens - Despesa a assumir pelos Municípios; 
1.5. Regulamento Intermunicipal apoios à mobilidade AMAL – 3.ª alteração; 
1.6. VAMUS -Reposição do Equilíbrio Financeiro (REF) manutenção do indeferimento. 
2. Criação do Conselho Regional de Saúde Mental; 
3. Possibilidade de projeto com financiamento BEI para os Municípios do Algarve; 
4. Convénio de cooperação entre municípios que aprova a criação da “Rede INOVAJUNTOS Portugal”; 
5. Projeto Utopia - Apoio à Unidade de Saúde Mental – Apresentação; 
6. ITI – Água – Apresentação CCDR Algarve; 
7. Devir - Centro de Artes Performativas do Algarve – Apresentação;
8. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios.

 

 Faro, 31 de janeiro de 2025.

O Presidente do Conselho Intermunicipal

      António Pina

 

No âmbito do Festival das Amendoeiras em Flor (FAFA), que decorre de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em Alta Mora, Castro Marim, convidamo-lo(a) a participar numa experiência única promovida pelo Projeto Revitalgarve do qual a AMAL é parceira).

Junte-se a esta visita às explorações Agro FF e Bagasil, aberta à comunidade, para conhecer, através de uma prova de produtos locais, os sabores autênticos, assim como as práticas agrícolas sustentáveis da nossa região.

  • A Agro FF é uma exploração agropecuária focada na criação de Ovelhas Churras Algarvias, uma raça autóctone em risco de extinção, e na avicultura.
  • A Bagasil é uma exploração agrícola dedicada à produção biológica de medronho, com métodos sustentáveis e adaptados às mudanças climáticas.

Descubra como estes produtores inovam com métodos de produção que reduzem o impacto ambiental, respondem aos desafios das mudanças climáticas e valorizam a rica Dieta Mediterrânica.

Inscreva-se já em  https://www.revitalgarve.pt/l/agendada-visita-as-exploracoes-agroff-e-bagasil-no-ambito-da-fafa-2025/
As vagas são limitadas.

 

A Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030, responsável pela gestão dos fundos europeus de coesão alocados à região, aprovou as primeiras candidaturas ao Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial – Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME). 

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para a importância da Dieta Mediterrânica, a parceria do Revitalgarve promoveu no dia 14 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA), uma ação de sensibilização dirigida aos alunos desta instituição. A ação pretendeu transmitir que a Dieta Mediterrânica vai além de uma alimentação saudável e sustentável, representando, na verdade, um estilo de vida completo.

A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Algarve Evolution, e com a Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP), organiza a 8ª edição do Concurso «Ideias Em Caixa».  

No próximo dia 10 de janeiro, o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, no Salão Nobre do ex-Governo Civil, em Faro.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 

  1. Autoridade de Transportes:
    1. Autorização de despesa - PART 2023 - Município de Lagos.
  2. 1ª Alteração ao Orçamento e às GOP 2025 - Ratificação.
  3. 2.ª Alteração ao Orçamento e 2.ª Alteração às GOP do ano de 2025;
  4. Autorização Genérica – Contratos de tarefa e avença;
  5. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios.

 

Faro, 03 de janeiro de 2025.

O Presidente do Conselho Intermunicipal

      António Pina

 

Dois pratos criados no âmbito do projeto Revitalgarve, do qual a AMAL é parceira, foram selecionados para o livro fotográfico "Agroecologia na Cozinha", uma iniciativa da Agroecology Coalition que pretende destacar "pratos agroecológicos" de todo o mundo. 

Os pratos distinguidos - "Estufado de Ovelha Churra Algarvia com esmagado de Batata-doce e Churritas" e "Arroz Caldoso de presunto com figos grelhados e amêndoa" - foram desenvolvidos pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, em parceria com a Universidade do Algarve, e apresentados ao público durante a Feira da Dieta Mediterrânica, que se realizou em Tavira, no início de setembro.

+ INFO e acesso ao livro em https://www.revitalgarve.pt/l/pratos-de-inspiracao-mediterranica-selecionados-para-o-livro-fotografico-agroecologia-na-cozinha/

No âmbito do projeto FIREPOCTEP+, a Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL esteve presente no 1º Business Market-Hackathon Firepoctep+, em Sevilha. 

A sessão “Business Market-Hackaton” centra-se numa exposição de patentes, desenvolvimentos tecnológicos e diversas soluções tecnológicas que permitem dar a conhecer e analisar as possibilidades de colaboração entre os atores territoriais que definem os desafios a resolver e os atores que facilitam soluções inovadoras para estes desafios em termos de prevenção e extinção de incêndios florestais e recuperação de espaços ardidos. 
A AMAL fez-se representar pelo seu técnico florestal, Pedro Arala Chaves, que fez uma apresentação sobre como aplicar novas tecnologias na prevenção de incêndios.

O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas) visa reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal. É um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP).
Liderado pela Universidade de Vigo, o FIREPOCTEP+ tem um orçamento global de 3.322.468,75euros, uma duração de três anos (01/01/2024 – 31/12/2026) e um total de 15 beneficiários, de Espanha e Portugal (sendo a Comunidade Intermunicipal do Algarve um dos parceiros deste projeto), bem como 2 parceiros sem financiamento.

No que respeita ao Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve, este irá incluir, entre outros aspetos, ferramentas de simulação de comportamento do fogo e de otimização de localização de tratamentos de combustível. Necessita, nesse âmbito, de incorporar o conhecimento e as prioridades dos atores locais na definição de objetivos de gestão nas áreas estratégicas e na calendarização da gestão de combustível.

Uma imagem com texto, Tipo de letra, captura de ecrã, logótipo

Descrição gerada automaticamente

No próximo dia 13 de novembro o Conselho Intermunicipal reúne, a partir das 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão.
Conheça os assuntos que serão tratados.

Ordem de trabalhos 
1. Autoridade de Transportes:
1.1. VAMUS além 2026 - Participação do Professor Figueira de Sousa e Dr. Tiago Sousa D’Alte;
1.2. VAMUS - Tarifários 2025;
1.3. Incentiva + TP - reforços de compromissos.
2. Central de Compras - Acordo Quadro Eletricidade – remuneração
3. 10.ª alteração ao Orçamento e 9.ª alteração às GOP;
4. Plano de Recuperação Económica do Algarve - atualização de valores;
5. Contrato Interadministrativo de Cooperação – Apoio à AMAL no encerramento da medida SM1 – Demonstração dos resultados de cada intervenção na redução de água não facturada por uma entidade externa;
6. Prorrogação dos protocolos de colaboração técnica e financeira no âmbito da cogestão do PNRF e da RNSCMVRSA;
7. Associação de Criadores de Gado do Algarve – Pedido de apoio;
8. Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve: Plano de Atividades e Orçamento para 2025 e serviço de Empréstimo InterBibliotecas (EIB);
9. Informações e outros assuntos de interesse para os Municípios.

Faro, 06 de dezembro de 2024.

 

A Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal
           (em substituição)
            Ana Paula Martins

 

Na segunda Sessão Ordinária deste ano da Assembleia Intermunicipal, que decorreu no município de Albufeira, a Comunidade Intermunicipal do Algarve deu a conhecer as suas áreas prioritárias para o próximo ano, tendo sido aprovados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, principais documentos de gestão da AMAL para 2025. Foi também aprovado um Voto de Louvor apresentado pelo Grupo Intermunicipal do PSD.

O inquérito à população sobre mobilidade, lançado recentemente pela AMAL, já foi respondido por cerca de 1000 pessoas. Através desta iniciativa, a Comunidade Intermunicipal do Algarve pretende recolher a opinião dos utentes e do público em geral, para o trabalho que está a realizar com vista a melhorar a oferta de transporte público na região. Os contributos podem ser dados até dia 15 deste mês e é fundamental a colaboração de todos no preenchimento do breve questionário (máximo de 5 minutos) sobre as viagens casa - trabalho/escola. O inquérito está disponível em https://forms.office.com/r/0pPX7znuMq

Joaquim Brandão Pires, Primeiro-Secretário da Comunidade Intermunicipal do Algarve, refere que “o número de respostas já recolhidas é muito significativo e apelamos a que até ao dia 15 de dezembro mais pessoas deem o seu contributo, uma vez que que a participação de todos é fundamental para que possamos avaliar as necessidades de mobilidade da população. Estamos a trabalhar para melhorar a oferta dos serviços de transporte público no Algarve, e, para tal, é essencial a opinião do público e de quem, diariamente, utiliza esses serviços. Deixamos, por isso, o apelo à participação no inquérito”. 

Este questionário é uma das medidas de preparação da 2ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, em que a AMAL está a trabalhar, enquanto Autoridade Regional de Transportes. A 1ª concessão, que está em vigor, permitiu fazer melhoramentos na oferta que existia, mas a Comunidade Intermunicipal do Algarve pretende introduzir alterações, na nova concessão, para continuar a melhorar a oferta. 

Para além do inquérito à população, estão também a ser recolhidos os contributos de técnicos do setor, dos 16 municípios algarvios e de diversas instituições. 

A 2ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros deverá arrancar no final de 2026. Até lá, existe um vasto trabalho de preparação que já está a ser desenvolvido com o objetivo de definir a sua abrangência territorial, a sua duração, exigências ambientais, compromisso financeiro dos municípios e o Plano de Rede e Oferta.