PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ALGARVE 2023-2030

O Plano de Desenvolvimento Social do Algarve, PDSA 2023-2030, resulta de um processo de colaboração, iniciado em 2019, entre a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, com o envolvimento direto dos 16 municípios que a compõem, C.M. de Albufeira, C.M. de Alcoutim, C.M. de Aljezur, C.M. de Castro Marim, C.M. de Faro, C.M. de Lagoa, C.M. de Lagos, C.M. de Loulé, C.M. de Monchique, C.M. de Olhão, C.M. de Portimão, C.M. de São Brás de Alportel, C.M. de Silves, C.M. de Tavira, C.M. de Vila do Bispo e C.M. de Vila Real de Santo António, e o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Instituto de Segurança Social, IP. Para além destas entidades regionais que desencadearam o processo, constituem o núcleo central do PDSA: o IEFP, Delegação Regional do Algarve, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Direção de Serviços da Região do Algarve, a CCDR Algarve e a Universidade do Algarve.

As opções tomadas no PDSA 2023-2030 fundamentam-se no Diagnóstico Social Supraconcelhio desenvolvido pelo Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Instituto de Segurança Social, IP, nos Diagnósticos Sociais dos 16 municípios do Algarve desenvolvidos pelas respetivas câmaras municipais, nos contributos dados pelas entidades parceiras nas diversas sessões temáticas que se realizaram e nos contributos que resultaram da discussão pública a que este documento foi submetido, entre os dias 22 de fevereiro e 18 de março de 2022. 


Pretende-se que o PDSA 2023-2030 integre e articule as principais intervenções sociais em curso na região e em cada um dos municípios, dotando-as de maior coerência e eficácia através de uma abordagem supraconcelhia que beneficie da troca de experiências e da aprendizagem das boas práticas de cada um dos participantes. 

O horizonte temporal deste Plano é o médio prazo e decorrerá entre 2023, e o ano que serve de referência terminal a muitos instrumentos de desenvolvimento do nosso país e da região, 2030. 


Tratando-se de um plano estratégico, centra-se, sobretudo, em opções estratégicas para ultrapassar as debilidades detetadas no diagnóstico. A sua concretização será efetuada através da elaboração de programas de ação, cada um deles com objetivos e metas fixadas, medidas a desenvolver e meios a afetar.

Consulte o Plano:

PDS Algarve (página a página)

PDS Algarve (páginas em plano)

Image