PROJETO EFHERA

O projeto europeu EFHERA, "Otimização da recuperação hidrológica e ambiental de áreas agroflorestais afetadas por grandes incêndios", foca-se na otimização do planeamento das ações pós incêndio, assegurando a recuperação das áreas afetadas pelos grandes incêndios florestais no sudoeste da Europa.

As ações deste projeto, no qual a Comunidade Intermunicipal do Algarve é parceira, estão direcionadas para a exploração de sinergias entre os serviços de gestão florestal das administrações e a comunidade científica, utilizando os avanços recentes no conhecimento de processos hidrológicos e geoquímicos junto com as ferramentas de simulação hidromorfodinâmica para o design de intervenções concretas nas áreas afetadas. O projeto colocará à disposição dos serviços de gestão florestal das instituições um modelo hidro-morfo-ecológico digital da extensão afetada pelo fogo para a avaliação das áreas onde a atuação pós-incêndio é prioritária e para o design e acompanhamento das medidas de restauração agroflorestal a médio/longo prazo. Pretende-se que as ações do projeto EFHERA resultem num planeamento otimizado com o objetivo final de minimizar a degradação do meio natural e a perda florestal no sudoeste europeu.

No projeto EFHERA, a AMAL participa sobretudo na avaliação, planeamento e implementação de medidas pós-incêndio, colaborando na análise das condições do território, aplicação de estratégias de mitigação da erosão, apoio ao desenvolvimento e divulgação da plataforma WebSIG, e organização de ações de formação e comunicação. Em suma, a AMAL atuará como parceira regional responsável por integrar o conhecimento local, aplicar as medidas em campo e garantir a transferência de resultados para os municípios e entidades do Algarve.

O projeto EFHERA integra o programa Interreg Sudoe e conta com um financiamento de 1,4 milhões de euros. O projeto reúne oito sócios principais e oito colaboradores dos três países implicados (Espanha, Portugal e França). 

PROJETO EFHERA