AlgarveMaisDigital

Os municípios têm respondido à necessidade crescente de prestarem serviços cada vez mais variados e complexos, tirando partido da evolução das tecnologias de informação e de comunicação (TIC).

Atenta à importância de uma contínua modernização administrativa, a AMAL e os 16 municípios do Algarve são beneficiários do projeto #AlGARVEMAISDIGITAL, o qual foi aprovado no Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

A operação envolve um investimento global de cerca de 2,2 milhões de euros, com cofinanciamento FEDER a 80%, visando aprofundar a simplificação e desmaterialização de processos, numa lógica de harmonização entre os vários municípios da região e consolidar os investimentos feitos na disponibilização de serviços públicos integrados online, através de novas plataformas de interação com os munícipes, empresas e visitantes.

O projeto é composto por quatro grandes componentes:

  • Gestão de processos – Conjunto de atividades de reengenharia e arquitetura de processos em áreas específicas dos serviços municipais como o atendimento, o arquivo e digitalização de documentos, a gestão de ocorrências e a gestão de eventos, numa lógica de simplificação e desmaterialização dos processos.
  • Comunicação - Esta componente foca-se na disponibilização de novas ferramentas de interação com os munícipes, agentes económicos e turistas, através da criação de plataformas eletrónicas supramunicipais para as áreas da gestão de ocorrências e da gestão de eventos e do desenvolvimento de novos portais municipais mais interativos e compatíveis com dispositivos móveis;
  • Imagem e divulgação – Destinada à criação de uma imagem corporativa, à implementação de ações de promoção e divulgação das atividades do projeto e à realização de um seminário de partilha de experiências e boas práticas a nível nacional;
  • Gestão do projeto – Coordenação da execução física e financeira da candidatura e representação da parceria junto da Autoridade de Gestão do CRESC ALGARVE 2020.


Consulte a Ficha de Projeto AQUI.