A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) desenvolveu uma candidatura (ALG-03-1406-FEDER-000011) cujo objetivo principal prendia-se com a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável.
A candidatura visou a elaboração de um Estudo que define um tarifário intermodal para o sistema de transportes públicos da Região do Algarve, o qual deverá abranger o serviço de transporte público rodoviário e ferroviário.
Foi, neste sentido, desenvolvido o Plano da Promoção da Intermodalidade do Algarve - Estudo do Tarifário Intermodal - 1ª Fase.
A AMAL é a autoridade intermunicipal com competências no planeamento, coordenação e gestão dos transportes públicos rodoviários de passageiros, tendo vindo a conduzir um conjunto de trabalhos com vista ao conhecimento e à melhoria dos serviços de transporte público de passageiros na região. Este Plano pretendeu estudar um novo modelo tarifário que lhe permita evoluir para um passe único na região, que facilite a perceção do sistema por parte dos utilizadores e contribua para a despenalização dos transbordos e uma maior utilização dos transportes públicos.