O Município de Castro Marim instalou, durante o mês de fevereiro, cinco estruturas em forma de coração para depósito de tampinhas de plástico solidárias, em localizações estratégicas do território.

Num gesto de solidariedade são muitos aqueles que separam as tampinhas de plástico para que as mesmas sejam reencaminhadas para campanhas e causas de solidariedade e transformadas em doações, muitas vezes colocadas em depósitos improvisados, colocados em equipamentos públicos, empresas, jardins ou escolas.

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/municipio-de-castro-marim-instala-coracoes-para-depositar-tampinhas-solidarias

 

Nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, entre as 14h00 e as 17h00, no Palácio da Galeria, irá realizar-se a oficina de longa duração de renda de gancho de velha, sob orientação de Margarida Carrusca, que durante 4 sessões nos dará a oportunidade de mergulhar na beleza e tradição daquela arte.

Esta oficina está inserida no programa “Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade” e na candidatura do Município com o projeto: “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável”.

+ INFO em https://cm-tavira.pt/site/noticia/arte-da-renda-de-gancho-de-velha-no-museu-municipal-de-tavira/?doing_wp_cron=1708705073.5140159130096435546875

 

Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, Alcoutim será palco das Jornadas do Mundo Rural, um evento que reúne especialistas, autoridades e comunidade para discutir os desafios e oportunidades do meio rural.

No primeiro dia, a partir das 9h00, as portas estarão abertas para receber os participantes, dando início à Sessão de Abertura às 9h30, presidida por Osvaldo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola, e José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve.

+ INFO em https://cm-alcoutim.pt/26619/jornadas-do-mundo-rural-2024-debate-sobre-desafio

 

A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra do Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia de Fontainhas, decorreu ontem, 21 de fevereiro, num dia esplendido de sol, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que presidiu à cerimónia, membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, forças de segurança, autoridade marítima, diretora da Nuclegarve e alguns sócios da referida IPSS, representantes da empresa construtora e várias associações do concelho. 

A obra, que foi adjudicada por 8. 254.663,93 euros, vai ser construída num terreno municipal com uma área total de 15 mil 344 metros quadrados e tem uma capacidade de resposta para 131 utentes (61 em regime de estrutura residencial para idosos, 20 em Centro de Dia e 50 em Apoio Domiciliário). O edifício, que vai ser construído em três pisos, ocupa uma área de construção de 5. 156 metros quadrados. 

+ INFO em https://www.cm-albufeira.pt/artigo/obra-de-construcao-do-lar-apoio-domiciliario-e-centro-de-dia-das-fontainhas-arranca

 

O Museu Municipal acolheu o primeiro workshop para técnicos municipais integrado no Plano Municipal de Ação Climática, que está a ser elaborado pela empresa CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano) para o Município de Olhão.

O Plano Municipal de Ação Climática é um documento que vem dar resposta às exigências legais impostas na Lei de Bases do Clima, sendo um instrumento de referência para a gestão do território no que respeita ao combate das alterações climáticas no concelho de Olhão.

+ INFO em https://cm-olhao.pt/17034/municipio-de-olhao-trabalha-para-combater-alteracoes-climaticas-no-concelho

 

O Município de Loulé foi convidado a apresentar o trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, no que concerne ao processo de implementação do Sistema de Aviso e Alerta para o Risco de Tsunami, durante o Encontro “Tsunami Ready”, que se realizou de 5 a 8 de fevereiro, na sede UNESCO, em Paris. Esta iniciativa reuniu vários especialistas de diferentes nacionalidades, representando os países com este risco natural que pode ter consequências devastadoras, a vários níveis.

A apresentação sobre o trabalho que decorre no litoral do concelho de Loulé esteve a cargo da técnica Tatiana Neves, que falou do estudo efetuado em parceria com Carlos Oliveira e Mónica Ferreira, docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico.  A vulnerabilidade do edificado, a altimetria do terreno, a área inundável, os caminhos de evacuação e respetivos fluxos populacionais até à zona segura, a sensibilização e comunicação do risco, assim como alguns constrangimentos no que concerne à implementação do projeto, foram os temas abordados.
+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/39851/protecao-civil-de-loule-apresenta-projeto-sobre-alerta-de-tsunami-na-sede-da-unesco-em-paris.aspx

 

Municípios