A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira. Entre 08 e 11 de setembro, este certame volta a animar o centro histórico da cidade, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia. Um retorno marcado por muitas novidades.

Esta edição conta com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, sendo que esta iniciativa está inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, o qual resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
(…)

+ INFO AQUI     

 

Já estão em curso as obras da ciclovia que ligará a vila de Castro Marim à Praia Verde, um investimento estimado em cerca de 900 mil euros. Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e à EN 125, esta ciclovia terá uma extensão de cerca de 5km e a sua criação será paralela ao lançamento de uma empreitada para repavimentação integral da via.
(…)

Consciente de que todas as ações importam, Castro Marim quer demonstrar a importância da sua ação na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, tal como investir numa nova cultura económica e social de menor consumo, maior reutilização e maior respeito.

+ INFO AQUI   

Decorreu na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola uma ação de libertação de 9 cágados, reabilitados pela equipa do Porto d’ Abrigo do ZOOMARINE, e que foram devolvidos ao meio natural. Os animais - Spoon, Tapio, Tan, Tarzan, Timon, Tércio, Tazo, Txikia e Tiny – entram agora numa nova fase da sua vida nesta área protegida, local onde existe a distribuição identificada da espécie.

Todos os cágados agora libertados pertencem a uma das espécies endémicas de cágados que ocorrem em Portugal - cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) - com estatuto de proteção, embora não se encontre ameaçado. De salientar que as principais ameaças para os cágados nativos são a destruição, alteração e poluição do seu habitat, as capturas ilegais com fins comerciais e a introdução de espécies exóticas invasoras, em particular da tartaruga-da-flórida (Trachemys scripta).

+ INFO AQUI 

 

A experiência de Faro, que desde 1 de junho conta com 75 bicicletas (25 elétricas e 50 convencionais), na cidade e na freguesia de Montenegro (Gambelas e Praia de Faro), foi partilhada no II Fórum Cidades e Vilas com Bicicletas Públicas Partilhadas – Partilha de Experiências dos Sistemas, que teve lugar no dia 20 de julho, no Espaço Jardim de Inverno (EMEL), na Quinta das Conchas/Lisboa.

«Estivemos neste evento, organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), procurando dar nota do sucesso e da importância que tem este projeto piloto, o primeiro a ser implementado numa cidade algarvia», explica Sophie Matias, Vereadora da Câmara Municipal de Faro, que representou a autarquia neste evento.
(…)

+ INFO AQUI 

 

Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, assinalam este sábado, dia 30 de julho, o ‘Centenário da Chegada do Comboio a Lagos’, através do lançamento de um Inteiro Postal da República e da emissão de um selo personalizado, alusivo à efeméride.
(…)

A imagem escolhida para ilustrar o Inteiro Postal é uma fotografia, tirada na Estação Ferroviária de Lagos, do embarque do Contingente Expedicionário de Infantaria 4 (Regimento de Lagos) para a primeira etapa da viagem rumo aos Açores, com um mar de gente a testemunhar o emocionante momento, vivido em outubro de 1941. A acompanhar esta peça filatélica estará também um selo personalizado dedicado à data comemorativa, cujo valor facial é de 0,57€.
(…)

+ INFO AQUI  

 

Num acordo entre a Câmara Municipal de Aljezur e a Junta de Freguesia de Bordeira, foi desenvolvido o projeto de intervenção no edifício da Escola da Carrapateira. Pretende-se a valorização deste património, do edifício da antiga escola da Carrapateira, que se encontra encerrado há já alguns anos.

A intervenção irá possibilitar um espaço renovado, para um lugar de convívio, valorização e difusão da cultura local, para a sua população. 

+ INFO AQUI

Municípios