No âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Sustentabilidade e da candidatura “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável” realiza-se, no dia 14 de abril, a primeira ação “Sabores Mediterrânicos do Algarve”, pela Associação In Loco, na Unidade Móvel de Educação Alimentar, junto ao Mercado Municipal de Tavira. Esta iniciativa contempla duas demonstrações gastronómicas: açorda do campo e carapaus alimados e arroz de lingueirão.
No decorrer da ação os participantes terão a oportunidade de comprar alguns produtos no Mercado e aprender a confecioná-los de forma divertida.

Durante o mês de abril, todas as sextas-feiras de manhã, decorrerão duas demostrações culinárias.

+ INFO em https://cm-tavira.pt/site/noticia/sabores-mediterranicos-do-algarve/

 

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António (RNSCMVRSA) é uma zona húmida de importância internacional e foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal em 1975, sendo uma das mais importantes zonas húmidas do país. Viveu, no dia 2 de abril, o seu Dia Aberto, numa iniciativa que celebrou uma ‘Reserva Viva’, que promove preservação da biodiversidade em aliança com o crescimento sustentável das atividades económicas aqui presentes, como a salinicultura, e da atividade turística/lazer.

A sessão de abertura foi realizada pelo presidente da Comissão de Cogestão e presidente do município de Castro Marim, Francisco Amaral, pelo diretor regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Castelão Rodrigues, e pelo vereador do município de Vila Real de St. António, Álvaro Leal. Constituem ainda a referida Comissão, a Universidade do Algarve, a Associação de Defesa do Património de Mértola, a Cooperativa Terras de Sal, a Associação Odiana e a Associação Naval do Guadiana, um modelo de gestão de proximidade, que tem por base um protocolo de colaboração técnica e financeira entre a AMAL, o ICNF e o Fundo Ambiental.

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/dia-aberto-da-reserva-natural-do-sapal-de-castro-marim-e-vila-real-de-st-antonio-1

 

A 4ª edição do Festival do Contrabando retoma e reafirma o evento como determinante na estratégia de desenvolvimento dos concelhos de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana, com uma capacidade de atração de milhares de visitantes durante a época baixa.

Um evento diferente e singular, com uma identidade própria de fronteira e de homenagem histórica às suas gentes, através de um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando. Um evento que se afirma cada vez mais como um evento de referência mundial no segmento dos festivais de artes de rua.

+ INFO em https://cm-alcoutim.pt/16261/os-3-dias-de-festival-do-contrabando-encheram-as-v

 

É celebrado no dia 12 de abril, pelas 15h30, na sala de imprensa do Estádio Algarve, o protocolo entre a Associação de Municípios Loulé/Faro e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve para cedência de um terreno no Parque das Cidades, onde será construído o Centro Oncológico de Referência do Sul.

O futuro equipamento, implantado numa área com cerca de 5.500 m2, irá integrar o Serviço Nacional de Saúde e pretende colmatar uma lacuna regional na prestação dos cuidados de saúde, dando apoio a muitos algarvios que padecem de doença oncológica e que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, tanto em termos de diagnóstico como de tratamento.

De referir que o CHUA será o responsável pela construção, manutenção e exploração de todos os recursos técnicos e humanos deste Centro.

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/27715/centro-oncologico-de-referencia-do-sul-vai-nascer-no-parque-das-cidades.aspx

 

Sistema vai contar com 32 câmaras em várias pontos da cidade, nomeadamente na baixa da cidade e nos principais eixos rodoviários, sendo operado e monitorizado pela PSP. Empreitada implica investimento de 448.420 euros, acrescido de IVA05 de abril 2023
A instalação e funcionamento do sistema de videovigilância vai permitir a proteção de segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, bem como a prevenção da prática de crimes, nomeadamente em locais onde existe razoável risco da sua ocorrência. Simultaneamente, este sistema, permitirá a prevenção e repressão de infrações rodoviárias.

Após a sua instalação, este sistema, cuja implementação obteve parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados, vai funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias por semana, sendo operado pela PSP, permitindo a captação e gravação de som, sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens.

+ INFO em https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/57337/municipio-de-faro-adjudica-empreitada-para-implementacao-de-sistema-de-videovigilancia.aspx

“As metodologias da Literatura e turismo e do turismo literário” são mote de reflexão no Simpósio Internacional que se realiza em São Brás de Alportel no dia 14 de abril, promovido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Especialistas brasileiros, portugueses e espanhóis reúnem-se num encontro que termina com um Passeio Literário por São Brás de Alportel, num dos percursos da recentemente criada Rota Literária do Algarve.

O Simpósio constitui uma oportunidade para conhecer e refletir sobre práticas concretizadas em espaços tão distantes e diversos como Barcelona, Montemor o Novo ou o Sertão brasileiro, e aplicadas por especialistas de áreas igualmente diversas como a História, a Literatura, a Geografia, a Economia, o Turismo e a Educação.

+ INFO em https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/13681/sao-bras-de-alportel-acolhe-simposio-internacional-sobre-turismo-literario.aspx

 

Municípios