A crise habitacional que o país atravessa, em particular no Algarve e em Castro Marim, motivou o Município para o desenvolvimento de um conjunto de atos que sustentasse as candidaturas para a construção de 84 fogos e reabilitação de outros 78 já existentes, e também reabilitação de habitações dos próprios agregados, no âmbito do Programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Serão criadas habitações condignas para 109 famílias e construídos apartamentos para habitação a custos controlados, além da conservação da habitação existente, para as famílias que, embora não fragilizadas, também não conseguem aceder à habitação, mediante a situação imobiliária nacional. (…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/castro-marim-avanca-com-candidaturas-para-construir-e-reabilitar-mais-de-150-casas

 

Aldeia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, voltou a receber, em 2024, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de ‘Aldeias e Vilas’. Esta distinção enaltece ainda mais a riqueza patrimonial e histórica do município e consolida-o como um destino turístico de referência nacional e internacional. (…)

Cacela Velha é uma jóia única da região do Algarve que continua a encantar quem a visita, oferecendo uma das mais belas vistas panorâmicas do sotavento algarvio.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as marcas revelam na promoção do país - a nível económico e social - e a riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o país.

+ INFO em https://www.cm-vrsa.pt/pt/noticias/27071/cacela-velha-volta-a-vencer-premio-cinco-estrelas-regioes.aspx

 

No mês de abril, o Museu Municipal de Tavira organiza oficinas de empreita de cana e palma, práticas artesanais com forte tradição na região, combinando técnicas e materiais naturais para criar peças únicas. (…)
Estas atividades integram a candidatura do projeto “Tavira com a Dieta Mediterrânica – Um destino turístico sustentável” ao programa “Valorizar – Linha de apoio à sustentabilidade”.

+ INFO em: https://cm-tavira.pt/site/noticia/abril-e-mes-de-empreita-no-museu-municipal-de-tavira/

 

Neste mês de abril, o Município de Alcoutim e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) unem esforços para assinalar "Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância ". Com o objetivo de sensibilizar a comunidade e as entidades locais para esta causa tão importante, uma série de iniciativas e atividades estão programadas ao longo do mês.

O destaque principal será a iluminação dos edifícios dos Paços do Concelho e da Junta de Freguesia de Martim Longo em tons de azul, cor simbólica da campanha. Esta iluminação especial estará em exibição durante todo o mês de abril, servindo como lembrete visível do compromisso de combater os maus-tratos na infância.
(…)

+ INFO em https://cm-alcoutim.pt/26703/municipio-de-alcoutim-e-cpcj-promovem-no-mes-de-ab

 

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou uma vez mais o seu plano de sensibilização e informação pública no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais, durante os meses de fevereiro e março.

Com o objetivo de promover um contacto de maior proximidade com a população, esta iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Loulé, da Guarda Nacional Republicana e das Juntas de Freguesia. A ação foi desenvolvida em todo o território das freguesias de Alte, Ameixial, Salir, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, com a presença também nos mercados que se realizaram nessas freguesias, levando à população os temas relacionados com a Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais. Tratou-se de uma sensibilização da proximidade, com uma abordagem presencial de todas as forças, porta a porta e nos estabelecimentos comerciais.(…)

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/40241/protecao-civil-de-loule-sensibiliza-a-comunidade-para-os-incendios-rurais.aspx

 

A Universidade do Algarve (UALg) acolheu a realização de um inovador workshop na área da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao controlo alimentar. Intitulado “Deep Learning for NIR Chemometrics”, o workshop levou à UAlg nove especialistas internacionais e cerca de 40 participantes que discutiram o estado da arte e definiram novas áreas de investigação, numa iniciativa que uma vez mais contou com forte empenho do cientista e investigador são-brasense Dário Passos.

O workshop realizado a 21 de março nasce do envolvimento conjunto entre o Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve e a ação COST sensorFINT , tendo contado com o apoio do Município de São Brás de Alportel com o intuito de apoiar iniciativas de investigação com impacto no desenvolvimento tecnológico e inovação da região do Algarve.

+ INFO em https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/24893/municipio-de-sao-bras-de-alportel-apoia-workshop-sobre-inteligencia-artificial-aplicada-ao-controlo-alimentar.aspx

 

Municípios