São várias as medidas implementadas pelo Município de Albufeira com vista a aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de CO2 no concelho, das quais destacamos a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em vários edifícios municipais, escolas e equipamentos desportivos, passando pelo reforço da frota municipal com veículos elétricos e instalação dos respetivos postos de carregamento de acesso público, bem como a substituição da iluminação pública e de diversos equipamentos por tecnologia LED. 

Mas o grande sonho de José Carlos Rolo não se fica por aqui “passa por futuramente dotar a rede de transportes públicos do concelho (GIRO) de autocarros movidos a energia não poluente”, o que para já ainda não é possível. “A eficiência energética e a sustentabilidade ambiental são um investimento no futuro e o Município de Albufeira está bem ciente da sua importância”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
(…)

+ INFO AQUI

 

 

Foram aprovadas, por unanimidade, em Reunião de Câmara, duas propostas de início de procedimentos para alterações ao Plano Diretor Municipal de Loulé (PDM), numa altura em que este instrumento estratégico de gestão do ordenamento do território para o concelho se encontra ainda em fase de revisão.

A mais “substancial” das duas propostas aprovadas passa por dar início a um procedimento de alteração regulamentar do PDM que tem por objetivo dar uma resposta “positiva e atempada” à necessidade de desenvolvimento e instalação de projetos estratégicos para o concelho, visando admitir, a título excecional, a construção e ampliação quer de infraestruturas, quer de equipamentos coletivos de iniciativa pública e/ou privada, de inequívoco interesse público, como tal reconhecido pela Assembleia Municipal, e que desejavelmente não devam localizar-se em solo urbano, ou mesmo em que se justifique o afastamento da respetiva localização de zonas urbanas. (…)

A outra proposta aprovada trata de dar início ao procedimento de alteração por adaptação do PDM aos PEOTs ( Planos Especiais de Ordenamento do Território ), e diz respeito à necessidade de transpor as normas que estabelecem ações permitidas, condicionadas ou interditas, relativas à ocupação, uso e transformação do solo, dos planos especiais de ordenamento  do território com incidência no município de Loulé: Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa (POPNRF) e os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura-Vila Real de Santo António e Burgau-Vilamoura.
(…)

+ INFO AQUI

 

 

A Câmara Municipal de Castro Marim assinou um contrato de apoio à St. Casa da Misericórdia de Castro Marim, cedendo um milhão de euros para a construção da Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências. (…)

Trata-se de um equipamento com capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia. Irá estruturar-se em 3 unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia; Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação. (…)

Com um orçamento de quase 5 milhões de euros, o projeto está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU e é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio autárquico. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

+ INFO AQUI

 

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António estabeleceu uma parceria com os CTT para a implementação, no concelho, do serviço do serviço CTT Comércio Local, facilitando, desta forma, a presença online dos comerciantes locais.
O serviço permite que os produtores locais e pequenos comerciantes, que tradicionalmente têm apenas atividade de comercialização física, passem a ter acesso a uma plataforma eletrónica onde podem vender os seus produtos, neste caso uma aplicação, gerando negócio de comércio eletrónico.

A ferramenta CTT Comércio Local é gratuita e está disponível para os comerciantes das três freguesias do concelho de VRSA, que podem agora expor e escoar os seus produtos online, enquanto os munícipes podem efetuar as suas compras a partir da segurança do lar. (…)

Os comerciantes interessados em aderir ao serviço poderão solicitar mais informações através dos telefones 210 471 616 (CTT), 281 510 000 (CM VRSA) ou e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A aplicação pode ser gratuitamente descarregada nas lojas oficiais.

+ INFO AQUI

 

A Câmara Municipal de Monchique está a promover o Prémio de Ideias de Negócio ‘Monchique criativo e empreendedor”. (…)
Tendo presente uma nova realidade e consciente que esta pandemia trouxe consigo restrições, principalmente a nível de rendimentos familiares, o Município incentiva a criação e o desenvolvimento de ideias de negócio, apoiando a dinamização económica do concelho.

Das crises surgem as oportunidades e, é com esta premissa e com este ensejo que a Câmara Municipal de Monchique lança e promove este prémio e espera que novas oportunidades possam surgir mesmo perante restrições, receios e incertezas e que se possam aproveitar as alterações de comportamento face à pandemia, para redesenhar novos projetos. A era digital está para ficar e espera-se que esta nova tendência seja uma alavanca de novas ideias, de criação e empreendedorismo. (…)

O prazo para apresentação de candidaturas é de 1 a 31 de março, e podem ser entregues na Câmara Municipal de Monchique ou enviadas por correio registado com aviso de receção, desde que o carimbo de entrada nos CTT não ultrapasse o prazo limite atrás mencionado.

+ INFO AQUI

 

 

Atualmente a funcionar no Centro Cultural de Lagos, a Fábrica do Empreendedor é um projeto cofinanciado pelo CRESCALGARVE2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, em que a SEA - Agência de Empreendedores Sociais é o promotor e a autarquia lacobrigense o investidor social. Apresenta-se como um espaço de acesso gratuito, a empresas, instituições e particulares, no apoio em áreas de emprego, formação/qualificação, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras, dinamização de Projetos de intervenção comunitária e animação territorial que visam a promoção de comunidades sustentáveis. Empresas e Instituições locais podem usufruir de diversos serviços, nomeadamente nos seus processos de recrutamento e seleção, no suporte a candidaturas a medidas de apoio à contratação, nos processos de formação ou na expansão dos seus próprios negócios.

Realizadas com a participação das Juntas de Freguesia de Lagos, as sessões de apresentação da Fábrica do Empreendedor de Lagos a toda a comunidade decorrerão nos dias 8 de março (15h30) e 10 de março (18h00).
(…)

+ INFO AQUI

 

Municípios