As palavras chave são: cooperar, capacitar  e internacionalizar. O nome é INTERPYME e pretende ser uma plataforma para a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do Algarve e das Províncias de Cádiz e Huelva.
Trata-se de mais um projeto de cooperação com a vizinha Espanha, cujo foco é nas empresas de índole agroalimentar, com incidência no trabalho em cooperação, promoção e internacionalização. A base é a melhoria da competitividade das PME facilitando o acesso a novos mercados locais da Eurorregião, sempre numa estreita colaboração entre o mundo empresarial, a universidade e a administração. (…)

Até ao final do ano a Odiana vai realizar uma auscultação aos produtores e empresários de índole alimentar, de modo a perceber as necessidades correntes e as possíveis oportunidades. Os passos seguintes centram-se num conjunto de workshops, missões comerciais e, por fim,  um plano integrado de internacionalização direcionado às empresas do Baixo Guadiana.
(…)
Este projeto foi aprovado em Março de 2019, tem duração prevista até Abril de 2022, e conta com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

+ INFO AQUI


 

A Câmara Municipal de Tavira convida os residentes, portugueses ou estrangeiros, com idade igual ou superior a 18 anos, inscritos nos cadernos eleitorais do concelho, a participar no Orçamento Participativo (OP) 2020/21.
O OP é um instrumento da democracia que confere o poder de decisão direto aos cidadãos. De modo a fomentar uma sociedade civil mais ativa na definição de prioridades governativas, a autarquia afeta o máximo de 200 mil euros para a execução do projeto vencedor.

Entre 09 e 22 de novembro, os interessados deverão apresentar as suas propostas em formulário próprio, o qual se encontra disponível on-line, no Balcão Único da Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e nas sedes das Junta de Freguesia.

Após análise da elegibilidade das propostas, as mesmas serão submetidas a votação, entre 28 de novembro e 13 de dezembro. O resultado será anunciado, em janeiro do próximo ano.

+ INFO AQUI

 

Entrou em vigor o Plano de Urbanização de Tavira (PUT), tendo a sua publicação, em Diário da República, ocorrido no dia 24 de agosto.
Com o objetivo de garantir maior visibilidade, interação e transparência, o Município disponibiliza, através do Portal de Mapas, o acesso interativo ao PUT, na lista de temas “Planeamento e Urbanismo” (https://mapas.cm-tavira.pt/site/app#planos).

Para os utilizadores mais frequentes encontra-se, ainda, disponível uma nova aplicação avançada de confrontação de Planos Territoriais (https://mapas.cm-tavira.pt/site/app#confrontation2) que permite identificar, em função da área de pretensão, os temas das peças gráficas, métricas e indicadores importantes para a compreensão das informações geradas e a seleção do regulamento aplicável.

O PUT constitui um instrumento de gestão territorial que responde às necessidades atuais, ao modelo territorial definido e aos regimes de salvaguarda, preservação e valorização dos elementos na área de incidência, em particular, o património, ficando assim o Município dotado de um plano atualizado, compatibilizado com as exigências legais vigentes e com o rigor exigido.

+ INFO AQUI

 

Com o atual contexto pandémico e o cancelamento de quase todos os eventos da agenda cultural e desportiva, o Município de Castro Marim procurou novas formas de se promover.
Para as marcas e plataformas de vendas, a alteração dos hábitos de consumo dos portugueses durante o confinamento traduziu-se num investimento online e Castro Marim seguiu esta tendência, retomando o seu portal Local Market (www.castromarimlocalmarket.com) e permitindo assim a compra de muitos produtos e artesanato local.

O Local Market é um desafio e traz novas oportunidades aos nossos produtores e artesãos, quer na promoção e salvaguarda de técnicas artesanais ancestrais, quer no escoamento da produção, internacionalizando e aumentando exponencialmente o público das suas vendas.

À venda estão o sal de Castro Marim, “o melhor sal do mundo”, e a flor de sal, artesanato (cestaria, bilros, etc), mel e doces, temperos, conseguidos através da mistura de ervas do território do Baixo Guadiana, conservas de fabrico artesanal, espirituosas aguardentes algarvias, como as de figo e de medronho, doçaria, queijos, enchidos, sabonetes, entre outros artigos que pode consultar no portal. 
(…)

+ INFO AQUI

 

Já começou, e está a decorrer a bom ritmo, a obra de implantação de uma estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura, no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão. A contrapartida nacional e a despesa não elegível são comparticipadas no âmbito da linha BEI PT 2020 - Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.

O cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem por ponte na ribeira do Álamo. Será um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso e iluminação. Numa segunda fase, este mesmo passadiço fará a ligação com a Praia de Monte Gordo. (…)

Este projeto foi realizado sob orientação da APA e em conformidade com a dinâmica sedimentar do respetivo cordão dunar.

+ INFO AQUI

No âmbito do Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, o Município de Tavira celebrou com a Associação Dignitude um protocolo com o objetivo de garantir o acesso ao medicamento. Este destina-se a agregados familiares em comprovada situação de carência económica ou vulnerabilidade social, assim como idosos com mais de 70 anos, doentes de risco ou doença crónica.
O beneficiário usufruirá de 100% na aquisição de medicamentos comparticipados pela Rede Nacional de Saúde e sujeitos a receita médica.

Para beneficiar do cartão abem deverão os interessados apresentar a sua candidatura, nos meses de julho e agosto, através do preenchimento do respetivo formulário. Este deverá ser entregue na Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Tavira, sita na Rua da Liberdade n.º 62, em Tavira.
(…)

+ INFO AQUI

 

Municípios