Entrou em vigor o Plano de Urbanização de Tavira (PUT), tendo a sua publicação, em Diário da República, ocorrido no dia 24 de agosto.
Com o objetivo de garantir maior visibilidade, interação e transparência, o Município disponibiliza, através do Portal de Mapas, o acesso interativo ao PUT, na lista de temas “Planeamento e Urbanismo” (https://mapas.cm-tavira.pt/site/app#planos).

Para os utilizadores mais frequentes encontra-se, ainda, disponível uma nova aplicação avançada de confrontação de Planos Territoriais (https://mapas.cm-tavira.pt/site/app#confrontation2) que permite identificar, em função da área de pretensão, os temas das peças gráficas, métricas e indicadores importantes para a compreensão das informações geradas e a seleção do regulamento aplicável.

O PUT constitui um instrumento de gestão territorial que responde às necessidades atuais, ao modelo territorial definido e aos regimes de salvaguarda, preservação e valorização dos elementos na área de incidência, em particular, o património, ficando assim o Município dotado de um plano atualizado, compatibilizado com as exigências legais vigentes e com o rigor exigido.

+ INFO AQUI

 

Com o atual contexto pandémico e o cancelamento de quase todos os eventos da agenda cultural e desportiva, o Município de Castro Marim procurou novas formas de se promover.
Para as marcas e plataformas de vendas, a alteração dos hábitos de consumo dos portugueses durante o confinamento traduziu-se num investimento online e Castro Marim seguiu esta tendência, retomando o seu portal Local Market (www.castromarimlocalmarket.com) e permitindo assim a compra de muitos produtos e artesanato local.

O Local Market é um desafio e traz novas oportunidades aos nossos produtores e artesãos, quer na promoção e salvaguarda de técnicas artesanais ancestrais, quer no escoamento da produção, internacionalizando e aumentando exponencialmente o público das suas vendas.

À venda estão o sal de Castro Marim, “o melhor sal do mundo”, e a flor de sal, artesanato (cestaria, bilros, etc), mel e doces, temperos, conseguidos através da mistura de ervas do território do Baixo Guadiana, conservas de fabrico artesanal, espirituosas aguardentes algarvias, como as de figo e de medronho, doçaria, queijos, enchidos, sabonetes, entre outros artigos que pode consultar no portal. 
(…)

+ INFO AQUI

 

Já começou, e está a decorrer a bom ritmo, a obra de implantação de uma estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura, no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão. A contrapartida nacional e a despesa não elegível são comparticipadas no âmbito da linha BEI PT 2020 - Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.

O cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem por ponte na ribeira do Álamo. Será um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso e iluminação. Numa segunda fase, este mesmo passadiço fará a ligação com a Praia de Monte Gordo. (…)

Este projeto foi realizado sob orientação da APA e em conformidade com a dinâmica sedimentar do respetivo cordão dunar.

+ INFO AQUI

No âmbito do Programa abem – Rede Solidária do Medicamento, o Município de Tavira celebrou com a Associação Dignitude um protocolo com o objetivo de garantir o acesso ao medicamento. Este destina-se a agregados familiares em comprovada situação de carência económica ou vulnerabilidade social, assim como idosos com mais de 70 anos, doentes de risco ou doença crónica.
O beneficiário usufruirá de 100% na aquisição de medicamentos comparticipados pela Rede Nacional de Saúde e sujeitos a receita médica.

Para beneficiar do cartão abem deverão os interessados apresentar a sua candidatura, nos meses de julho e agosto, através do preenchimento do respetivo formulário. Este deverá ser entregue na Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Tavira, sita na Rua da Liberdade n.º 62, em Tavira.
(…)

+ INFO AQUI

 

O Município de Alcoutim viu aprovada, no passado dia 9 de março, uma candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) que prevê a renovação urbana da zona envolvente da igreja da Nossa Senhora da Assunção, em Giões.

A renovação urbana da zona envolvente da igreja, desenvolve-se no espaço publico adjacente, composto por um largo. No espaço público vai-se proceder à substituição da pavimentação existente por calçada à portuguesa, sendo implantado no espaço um cruzeiro. A operação é ainda composta por um MUPPI outdoor digital Interativo, Hotspot WIFI para promoção dos produtos e recursos endógenos existentes e a instalação de rede WIFI para que os utilizadores acedam a título gratuito às TIC.

A candidatura tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores, prioridade de investimento – 8.9. – Apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas especificas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), na sua reprogramação.

A operação, que se prevê estar concluída até 31 de dezembro de 2020, tem um investimento elegível 172.500,00 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 120.750,00 euros.

 

A Ciclovia da Lezíria, que permite ligar por bicicleta Castro Marim a Monte Gordo e Vila Real de Santo António, vai ser inaugurada na sexta-feira, dia 28, às 10h30. A Câmara Municipal de Castro Marim, responsável pela criação da infraestrutura, revela que a Ciclovia da Lezíria «tem o privilégio de contar com a assinatura do ciclista Ricardo Mestre, um nome castromarinense bem conhecido do público pelas suas presenças e conquistas no ciclismo».

A cerimónia de inauguração terá lugar junto ao Revelim de Santo António, em Castro Marim, com vista para a infraestrutura ciclável, localizada ao longo da EN122, que assim passará a ligar Castro Marim a Vila Real de Santo António «desta forma mais sustentável».
A pista tem três quilómetros, permitindo o acesso ao interior da Reserva do Sapal. A obra foi comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.
A autarquia sublinha que «o projeto sustentável é mais ambicioso e pretende criar um triângulo verde ciclável: Castro Marim – Vila Real de Santo António – Praia Verde».

Em concurso está já o troço de Castro Marim à Praia Verde, uma empreitada estimada em cerca de 850 mil euros, comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.
(...)

Fonte: Sul Informação
+ INFO AQUI

 

Municípios