Vila Real de Santo António recebeu, esta terça-feira, a sessão participativa «Porque todos queremos uma Reserva Viva», com vista a debater a estratégia de promoção, sensibilização e comunicação da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas e procurou ouvir todas as partes interessadas na defesa e na gestão da Reserva Natural e recolher propostas e ideias que contribuam para atingir o desenvolvimento sustentável daquela área protegida, compatibilizando-as com o seu modelo de cogestão.
(…)

+ INFO em http://www.cm-vrsa.pt/pt/noticias/6574/vrsa-defende-maior-proximidade-da-populacao-a-reserva-natural-do-sapal.aspx

 

Para reforçar a participação e cidadania ativa, a autarquia tavirense inicia as “Presidências Abertas” que visam promover a proximidade do executivo municipal com a população, criando um espaço de diálogo descentralizado.
Esta iniciativa tem como objetivo auscultar a população em cada uma das freguesias, procurando junto de quem conhece o território e os seus desafios diários.
(…)

+ INFO em https://cm-tavira.pt/site/noticia/tavira-aposta-na-proximidade-com-cidadaos/

 

A Eurocidade do Guadiana apresentou, no passado dia 19 de janeiro, na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madrid, o Plano Estratégico de Turismo da Eurocidade do Guadiana 2023-2027. A iniciativa contou com a presença institucional dos representantes políticos dos três municípios que integram a Eurocidade – Francisco Amaral, presidente em Castro Marim, Natália Santos, de Ayamonte, e Ricardo Cipriano, vice-presidente em Vila Real de Santo António.
(…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/eurocidade-do-guadiana-apresentou-plano-estrategico-de-turismo-2023-2027-na-fitur

 

"Porque todos queremos uma Reserva Viva”, foi, no passado dia 17 de janeiro, o ponto de partida para uma sessão pública que decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim, uma iniciativa da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António.

A sessão reuniu representantes das entidades que integram a Comissão de Cogestão – municípios de Castro Marim e Vila Real de St. António, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Universidade do Algarve, Associação de Defesa do Património de Mértola, Cooperativa Terras de Sal, Associação Odiana e Associação Naval do Guadiana – e técnicos de outras entidades e empresas do território.
(…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/sessao-publica-porque-todos-queremos-uma-reserva-viva

 

A Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira. Entre 08 e 11 de setembro, este certame volta a animar o centro histórico da cidade, depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia. Um retorno marcado por muitas novidades.

Esta edição conta com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO, sendo que esta iniciativa está inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, o qual resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
(…)

+ INFO AQUI     

 

Já estão em curso as obras da ciclovia que ligará a vila de Castro Marim à Praia Verde, um investimento estimado em cerca de 900 mil euros. Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e à EN 125, esta ciclovia terá uma extensão de cerca de 5km e a sua criação será paralela ao lançamento de uma empreitada para repavimentação integral da via.
(…)

Consciente de que todas as ações importam, Castro Marim quer demonstrar a importância da sua ação na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, tal como investir numa nova cultura económica e social de menor consumo, maior reutilização e maior respeito.

+ INFO AQUI   

Municípios