O projeto “Radar Social” do Município de Castro Marim, aprovado para apoiar famílias vulneráveis e inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, arrancou esta semana com a contratação de uma equipa técnica multidisciplinar.

Esta equipa é constituída por duas técnicas superiores da área das ciências sociais, que irão implementar projetos piloto na área social, com o objetivo de referenciar e conhecer os problemas de pobreza e exclusão social no concelho de Castro Marim, para detetar precocemente situações de risco e agilizar formas de intervenção ajustadas a cada situação, através de um trabalho de parceria e cooperação com outras entidades.

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/projeto-radar-social-do-municipio-de-castro-marim-funciona-em-pleno-com-equipa-tecnica

 

Reconhecendo os resultados positivos decorrentes da concretização do projeto “+ Próximo”, fundamentais para combater a solidão e o isolamento dos idosos sinalizados, a Câmara Municipal de Alcoutim reforçou o investimento para dar continuidade às medidas previstas aprovando, recentemente, um protocolo de colaboração com o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do qual se compromete a financiar o projeto.

Recorde-se que, o projeto “+ Próximo” é um projeto inovador de teleassistência à população mais idosa do concelho (com idade maior ou igual a 65 anos e em situação de isolamento social e geográfico). 

+ INFO em https://cm-alcoutim.pt/36945/camara-de-alcoutim-financia-projeto-%E2%80%9C--proximo%E2%80%9D-qu

 

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) reforça o seu compromisso com a saúde e a segurança da comunidade com a aquisição de seis Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE). (…)

Com este investimento e a formação complementar, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António reafirma o seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da comunidade, contribuindo para um concelho mais resiliente e preparado para salvar vidas.

+ INFO em https://www.cm-vrsa.pt/pt/noticias/37218/vila-real-de-santo-antonio-investe-em-desfibrilhadores-automaticos-para-salvar-vidas.aspx

 

A autarquia tavirense apoia, num investimento total de €14.400,00, o Projeto Cultural de Escolas (PCE), o qual integra o Plano Nacional das Artes e, consequentemente, a contratação de artistas residentes – PAR (Projeto Artista Residente). (…)

O Projeto Cultural de Escola (ainda que possa incluir uma programação anual de atividades) define-se pelo seu caráter transformador e transdisciplinar e visa abordar e destacar uma questão premente da comunidade educativa.

+ INFO em https://cm-tavira.pt/site/noticia/tavira-adere-a-plano-nacional-das-artes-nas-escolas/

 

A crise habitacional que o país atravessa, em particular no Algarve e em Castro Marim, motivou o Município para o desenvolvimento de um conjunto de atos que sustentasse as candidaturas para a construção de 84 fogos e reabilitação de outros 78 já existentes, e também reabilitação de habitações dos próprios agregados, no âmbito do Programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência.
Serão criadas habitações condignas para 109 famílias e construídos apartamentos para habitação a custos controlados, além da conservação da habitação existente, para as famílias que, embora não fragilizadas, também não conseguem aceder à habitação, mediante a situação imobiliária nacional. (…)

+ INFO em https://cm-castromarim.pt/site/noticia/castro-marim-avanca-com-candidaturas-para-construir-e-reabilitar-mais-de-150-casas

 

Aldeia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, voltou a receber, em 2024, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de ‘Aldeias e Vilas’. Esta distinção enaltece ainda mais a riqueza patrimonial e histórica do município e consolida-o como um destino turístico de referência nacional e internacional. (…)

Cacela Velha é uma jóia única da região do Algarve que continua a encantar quem a visita, oferecendo uma das mais belas vistas panorâmicas do sotavento algarvio.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as marcas revelam na promoção do país - a nível económico e social - e a riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o país.

+ INFO em https://www.cm-vrsa.pt/pt/noticias/27071/cacela-velha-volta-a-vencer-premio-cinco-estrelas-regioes.aspx

 

Municípios