A iniciativa “Semana do Clima” valeu ao Município de Loulé um Prémio ODSlocal, na subcategoria “Boa Prática Individual 2024”. O galardão foi entregue em Pombal, na passada sexta-feira, durante a “Conferência ODSlocal ‘24: Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, momento em que também o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, foi distinguido com o Galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal’24”.

Os Prémios ODSlocal visam distinguir boas práticas municipais que demonstraram ter um impacto positivo no terreno, pela capacidade de inspiração e pelo elevado potencial de replicabilidade.

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/51341/municipio-e-autarca-de-loule-distinguidos-nos-premios-odslocal.aspx

 

O Município de Albufeira marcou uma forte presença no “Web Summit Lisboa 2024”, a maior feira de tecnologia e inovação a nível mundial, entre os dias 11 e 14 de novembro, no Parque das Nações, atraindo a curiosidade de muitos visitantes, através do seu stand promotor do “Albufeira Digital Nomads”. (…)

Segundo o Presidente da Câmara, Carlos Rolo, esta participação “teve como principais objetivos alavancar cada vez mais um projeto que tem vindo a dar muitas oportunidades ao concelho, ao nível da diversificação económica e do combate à sazonalidade, bem como colocar o concelho de Albufeira e a região do Algarve no mapa global da tecnologia, da inovação e da transição digital, na maior feira mundial organizada no âmbito desta áreas, que vão tendo cada vez mais relevo no nosso dia-a-dia e no mercado de trabalho”.

+ INFO em https://www.cm-albufeira.pt/artigo/municipio-destaca-se-no-web-summit-lisboa-2024-com-albufeira-digital-nomads

 

O auto de consignação da empreitada da variante de Olhão foi ontem assinado pelo presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, e pelo representante da empresa Construções Gabriel A. S. Couto, S.A., Tiago Couto. Este momento, no qual marcaram presença o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, e o vereador das Obras Públicas, Ricardo Calé, marca o início da construção da nova variante à EN 125 em Olhão.

A obra, há muito aguardada pelos olhanenses, envolve um investimento de 14,4 milhões de euros, sendo promovida no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, financiado pela União Europeia.

+ INFO em https://cm-olhao.pt/27623/obra-da-variante-de-olhao-pode-finalmente-comecar

 

O Município de Faro recebeu, na passada sexta-feira, o certificado e bandeira relativos à renovação da certificação da sua Estação Náutica, válida até novembro de 2026.

A Cerimónia Pública de Renovação de Certificação das Estações Náuticas portuguesas decorreu no terminal do Porto de Leixões, em Matosinhos, no passado dia 15 de novembro, e representou mais um passo na consolidação e reconhecimento de Faro enquanto destino náutico de eleição, a nível nacional e internacional. (…)

+ INFO em https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/80131/estacao-nautica-de-faro-com-certificacao-renovada.aspx

 

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou uma vez mais o seu plano de sensibilização e informação pública no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais, durante os meses de fevereiro e março.

Com o objetivo de promover um contacto de maior proximidade com a população, esta iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Loulé, da Guarda Nacional Republicana e das Juntas de Freguesia. A ação foi desenvolvida em todo o território das freguesias de Alte, Ameixial, Salir, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, com a presença também nos mercados que se realizaram nessas freguesias, levando à população os temas relacionados com a Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais. Tratou-se de uma sensibilização da proximidade, com uma abordagem presencial de todas as forças, porta a porta e nos estabelecimentos comerciais.(…)

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/40241/protecao-civil-de-loule-sensibiliza-a-comunidade-para-os-incendios-rurais.aspx

 

A Universidade do Algarve (UALg) acolheu a realização de um inovador workshop na área da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao controlo alimentar. Intitulado “Deep Learning for NIR Chemometrics”, o workshop levou à UAlg nove especialistas internacionais e cerca de 40 participantes que discutiram o estado da arte e definiram novas áreas de investigação, numa iniciativa que uma vez mais contou com forte empenho do cientista e investigador são-brasense Dário Passos.

O workshop realizado a 21 de março nasce do envolvimento conjunto entre o Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve e a ação COST sensorFINT , tendo contado com o apoio do Município de São Brás de Alportel com o intuito de apoiar iniciativas de investigação com impacto no desenvolvimento tecnológico e inovação da região do Algarve.

+ INFO em https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/24893/municipio-de-sao-bras-de-alportel-apoia-workshop-sobre-inteligencia-artificial-aplicada-ao-controlo-alimentar.aspx

 

Municípios