A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou uma vez mais o seu plano de sensibilização e informação pública no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais, durante os meses de fevereiro e março.

Com o objetivo de promover um contacto de maior proximidade com a população, esta iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Loulé, da Guarda Nacional Republicana e das Juntas de Freguesia. A ação foi desenvolvida em todo o território das freguesias de Alte, Ameixial, Salir, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, com a presença também nos mercados que se realizaram nessas freguesias, levando à população os temas relacionados com a Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais. Tratou-se de uma sensibilização da proximidade, com uma abordagem presencial de todas as forças, porta a porta e nos estabelecimentos comerciais.(…)

+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/40241/protecao-civil-de-loule-sensibiliza-a-comunidade-para-os-incendios-rurais.aspx

 

A Universidade do Algarve (UALg) acolheu a realização de um inovador workshop na área da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao controlo alimentar. Intitulado “Deep Learning for NIR Chemometrics”, o workshop levou à UAlg nove especialistas internacionais e cerca de 40 participantes que discutiram o estado da arte e definiram novas áreas de investigação, numa iniciativa que uma vez mais contou com forte empenho do cientista e investigador são-brasense Dário Passos.

O workshop realizado a 21 de março nasce do envolvimento conjunto entre o Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve e a ação COST sensorFINT , tendo contado com o apoio do Município de São Brás de Alportel com o intuito de apoiar iniciativas de investigação com impacto no desenvolvimento tecnológico e inovação da região do Algarve.

+ INFO em https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/24893/municipio-de-sao-bras-de-alportel-apoia-workshop-sobre-inteligencia-artificial-aplicada-ao-controlo-alimentar.aspx

 

A Câmara Municipal de Faro aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara do passado dia 23 de março, uma manifestação de apoio institucional ao avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre Faro, Huelva e Sevilha.
Os vínculos históricos, comerciais e emotivos que unem as duas regiões; as localizações geográficas do Algarve e da Andaluzia relativamente ao centro económico europeu, que as coloca em posição favorável para estabelecer ligações entre Europa e África e América Latina; a necessidade desta infraestrutura para consolidar e acompanhar o seu desenvolvimento, a par dos já existentes equipamentos hoteleiros e industriais, permitindo uma conexão transfronteiriça atualmente inexistente e que, com a alta velocidade, será motor e impulso para o crescimento, foram alguns dos motivos que justificaram a aprovação desta manifestação de apoio da autarquia farense.(…)

+ INFO em https://www.cm-faro.pt/pt/noticias/68974/camara-de-faro-aprova-manifestacao-de-apoio-institucional-a-criacao-de-ligacao-ferroviaria-de-alta-velocidade-entre-algarve-e-andaluzia.aspx

 

A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra do Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia de Fontainhas, decorreu ontem, 21 de fevereiro, num dia esplendido de sol, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que presidiu à cerimónia, membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, forças de segurança, autoridade marítima, diretora da Nuclegarve e alguns sócios da referida IPSS, representantes da empresa construtora e várias associações do concelho. 

A obra, que foi adjudicada por 8. 254.663,93 euros, vai ser construída num terreno municipal com uma área total de 15 mil 344 metros quadrados e tem uma capacidade de resposta para 131 utentes (61 em regime de estrutura residencial para idosos, 20 em Centro de Dia e 50 em Apoio Domiciliário). O edifício, que vai ser construído em três pisos, ocupa uma área de construção de 5. 156 metros quadrados. 

+ INFO em https://www.cm-albufeira.pt/artigo/obra-de-construcao-do-lar-apoio-domiciliario-e-centro-de-dia-das-fontainhas-arranca

 

O Museu Municipal acolheu o primeiro workshop para técnicos municipais integrado no Plano Municipal de Ação Climática, que está a ser elaborado pela empresa CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano) para o Município de Olhão.

O Plano Municipal de Ação Climática é um documento que vem dar resposta às exigências legais impostas na Lei de Bases do Clima, sendo um instrumento de referência para a gestão do território no que respeita ao combate das alterações climáticas no concelho de Olhão.

+ INFO em https://cm-olhao.pt/17034/municipio-de-olhao-trabalha-para-combater-alteracoes-climaticas-no-concelho

 

O Município de Loulé foi convidado a apresentar o trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, no que concerne ao processo de implementação do Sistema de Aviso e Alerta para o Risco de Tsunami, durante o Encontro “Tsunami Ready”, que se realizou de 5 a 8 de fevereiro, na sede UNESCO, em Paris. Esta iniciativa reuniu vários especialistas de diferentes nacionalidades, representando os países com este risco natural que pode ter consequências devastadoras, a vários níveis.

A apresentação sobre o trabalho que decorre no litoral do concelho de Loulé esteve a cargo da técnica Tatiana Neves, que falou do estudo efetuado em parceria com Carlos Oliveira e Mónica Ferreira, docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico.  A vulnerabilidade do edificado, a altimetria do terreno, a área inundável, os caminhos de evacuação e respetivos fluxos populacionais até à zona segura, a sensibilização e comunicação do risco, assim como alguns constrangimentos no que concerne à implementação do projeto, foram os temas abordados.
+ INFO em https://www.cm-loule.pt/pt/noticias/39851/protecao-civil-de-loule-apresenta-projeto-sobre-alerta-de-tsunami-na-sede-da-unesco-em-paris.aspx

 

Municípios