O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, que conta com o alto patrocínio da Fundação Millenium BCP, e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias e Restaurante “Tertúlia Algarvia” distinguiu nesta sua oitava edição o livro “Quando” da autoria do poeta Manuel Alegre.
(…)
Após interrupção em 2009, foi recuperado em 2015, apresentando hoje um prémio monetário de 5.000 euros. Em todas as edições, o prémio já teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz. A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no próximo dia 4 de Setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

+ INFO AQUI 

 

Encontram-se abertas de 2 a 31 de agosto as inscrições para a 4.ª fase do Programa de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Olhão.
A medida destina-se aos munícipes e respetivos agregados familiares residentes no concelho de Olhão que tenham arrendado ou pretendam arrendar uma habitação, mediante a atribuição de uma subvenção mensal nos termos do constante no Regulamento.

Esta subvenção é atribuída pelo período de 1 ano, podendo ser renovada por períodos iguais até ao máximo de 3 anos.
(…)

+ INFO AQUI 

 

Com o objetivo de estimular o diálogo entre jovens e municípios, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) promoveu em Olhão uma nova edição da Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude, desta vez destinada ao Algarve e Alentejo, que teve como tema central a “Agenda Jovem para a Economia Verde: ambiente, sustentabilidade e mobilidade”.
Foi um dia onde se discutiram, a Sul, as políticas locais de juventude e a agenda jovem para uma economia verde.


+ INFO AQUI


 

 

 

O Município de Faro assinou o contrato de adjudicação do estudo, a realizar pela Universidade do Algarve (Ualg), para criação do Núcleo Museológico da Antiga Tipografia União, em Faro.
Os trabalhos, que terão um custo de 33.589,81 euros suportado pela autarquia, vão ter três fases para a sua execução: na primeira será feita a recolha e inventariação do espólio documental e industrial, com a identificação de medidas de conservação e de preservação necessárias e orçamentação, trabalhos estes que decorrerão com o apoio da equipa técnica do Museu Municipal de Faro. 

+ INFO AQUI

 

 

O Município de São Brás de Alportel firmou no passado dia 27 de maio, um protocolo de cooperação com a Associação Plataforma Saúde em Diálogo que está a implementar o projeto Espaço Saúde 360º Algarve. Um projeto que tem como objetivo promover a literacia em saúde em idosos algarvios de grupos mais vulneráveis através da dinamização de um conjunto de iniciativas.

+ INFO AQUI

 

Numa atitude preventiva contra incêndios, seis elementos da Proteção Civil e Bombeiros Municipais de Olhão, auxiliados por dois tratores, estão a proceder à limpeza de zonas onde predominam pasto e mato, através da execução de faixas secundárias no perímetro do Circuito de Manutenção dos Pinheiros de Marim.

Municípios