AMAL atribui Voto de Louvor a Francisco Amaral

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) decidiu atribuir um Voto de Louvor a Francisco Amaral, médico e ex-autarca de Alcoutim e de Castro Marim. A distinção foi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Intermunicipal realizada esta manhã. 

 A AMAL pretende, com este Voto de Louvor, expressar o reconhecimento e agradecimento por todo o percurso autárquico e pelas qualidades humanas e profissionais demonstradas por Francisco Amaral, ao longo da sua vida, em que sempre revelou grande dedicação, disponibilidade e entrega à causa pública. Licenciado em Medicina Geral e Familiar, acumula uma carreira médica e política ao serviço do país, com mais de 30 anos de exercício de medicina e de poder autárquico. 

Francisco Amaral foi o autarca que mais tempo exerceu esse cargo, de presidente de câmara, com três décadas consecutivas em exercício. Em 1993 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, tendo sido aqui reeleito para mais 4 mandatos (1997, 2001, 2005, 2009). Candidatou-se depois, em 2013, à autarquia de Castro Marim, tendo, no passado dia 29 de abril, renunciado ao cargo de presidente, quando cumpria o seu último mandato. Foi médico de família no Centro de Saúde de Alcoutim, entre 1982 e 1993, e é, desde 1999, médico voluntário no Centro Hospitalar do Algarve. 

Em 2006, foi distinguido pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Foi deputado da Assembleia da República, membro do Comité das Regiões da Europa, administrador da empresa Águas do Algarve e administrador da empresa Algar. 

Foi ainda membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, dirigente da Associação ODIANA (Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António), presidente da Eurocidade do Guadiana (municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de St. António), presidente da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos e presidente da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António.

Francisco Amaral foi membro da AMAL desde 1993, tendo integrado o Conselho de Administração da então Associação de Municípios do Algarve em 1998 e, novamente, em 2002, tendo sempre pugnado pela melhoria de vida dos algarvios.