Projeto europeu para revitalizar as zonas rurais arranca em Guimarães com foco na Economia Silver

>  Iniciativa envolve nove parceiros de Portugal, Espanha e França e aposta na inovação social para responder ao envelhecimento e ao despovoamento rural.
>  Com 1,3 milhões de euros de financiamento europeu, projeto visa transformar zonas menos povoadas em territórios mais inclusivos, dinâmicos e resilientes.

A cidade de Guimarães acolheu na manhã de hoje, 23 de julho, a reunião de arranque (Kick-off Meeting) do projeto europeu RuralSilverHubS – “Melhoria da qualidade de vida em áreas rurais impulsionando a economia social na Silver Economy", reunindo os nove parceiros de Portugal, Espanha e França para dar início formal às atividades no terreno desta ambiciosa iniciativa transnacional.

“Esta jornada de trabalho é mais do que um arranque técnico: é um compromisso com o futuro dos nossos territórios. Só com soluções pensadas a partir do território e para o território será possível promover um desenvolvimento verdadeiramente integrado e sustentável das zonas de baixa intensidade económica e social”, afirmou na ocasião Marta Coutada, Primeira-Secretária da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), entidade anfitriã do encontro.

Com duração de 30 meses (2025–2027), o projeto é financiado em cerca de 1,3 milhões de euros, dos quais 75% provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG SUDOE. Três entidades portuguesas integram o consórcio como beneficiários: a CIM do Ave, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Cruz Vermelha Portuguesa. E conta, ainda, com dois parceiros associados, o IES – Instituto de Empreendedorismo Social, e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O encontro em Guimarães incluiu apresentações institucionais, sessões de coordenação técnica e momentos de trabalho conjunto com atores locais. Foram definidos os primeiros passos para a implementação dos Laboratórios de Inovação Social e Digital (RS-Labs), do Observatório da Silver Economy Rural e dos grupos motores territoriais, que permitirão adaptar as soluções do projeto às especificidades de cada região.

O RuralSilverHubS propõe uma abordagem inovadora e integrada para enfrentar três grandes desafios das zonas rurais do Sudoeste Europeu: o envelhecimento da população, o despovoamento e o acesso limitado a serviços essenciais. Centra-se na cocriação intergeracional, no empreendedorismo social e na valorização do património local, promovendo comunidades mais resilientes, inclusivas e dinâmicas.

 

Projetos

PÕE-TE a PAR