Maria Paula Ferreira (Biblioteca Municipal de Tavira)

O papel das bibliotecas tem evoluído ao longo do tempo, adaptando-se às transformações tecnológicas e sociais e enfrentando os novos paradigmas e desafios do mundo contemporâneo. A sua atuação passa por desenvolver estratégias que facilitem o acesso à informação, promovam a aprendizagem, combatam a iliteracia e, hoje, mais do que nunca, a desinformação.

Rute Guerreiro (Biblioteca Municipal de Silves)

Na data em que se assinala o 39º aniversário da RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a BIBAL – Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve associa-se a esta efeméride através da realização de várias iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade. Nunca é demais (re)lembrar a importância das bibliotecas públicas para a sociedade, na medida em que são, por excelência, locais de aprendizagem, de fruição e de encontro. Visitar a biblioteca mais próxima é abrir uma porta para o conhecimento, proporcionando este a construção de uma cidadania mais forte e plural.

João B.Ventura (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Inaugurada há 31 anos, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, permanece como um espaço urbano que liberta magia, com um ambiente de esperança e boa vontade, contribuindo, por um lado, para a afirmação de uma nova centralidade e, por outro, para a recuperação da noção de lugar.

Sandra Patarata (Biblioteca Municipal de Olhão - José Mariano Gago)

Acompanhar a revolução digital é essencial para que as bibliotecas continuem a cumprir o seu papel, fundamental, na sociedade. No mundo contemporâneo, a integração das tecnologias nas bibliotecas tem-se revelado não apenas benéfica, mas essencial para reforçar a missão destas instituições.

Neste contexto a plataforma BiblioLED, uma plataforma de empréstimo de livros eletrónicos, destinada aos utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), destaca-se como um exemplo notável de como a tecnologia pode transformar e revitalizar o modo como se usam as bibliotecas, tornando-as ainda mais acessíveis, inclusivas e eficientes.

Margarida Telmo (Biblioteca Municipal de Olhão)

A 16 de junho de 2008, coincidindo com o dia da cidade, era inaugurada a novel Biblioteca Municipal de Olhão. Dois sentimentos fortes deambulavam por entre as muitas dezenas de olhanenses que assistiram à cerimónia de inauguração: o de que a cidade passava a ter uma das mais bonitas Bibliotecas do Algarve, com uma traça original herdada do antigo edifício e cujo espaço impressionava pela sua polivalência e dimensão, mormente quando comparado com os anteriores que albergaram a então Biblioteca Municipal; mas, também, um sentimento de pertença comunitária que ligou de imediato os olhanenses à sua nova Biblioteca, pois fora precisamente neste espaço em que muitos haviam nascido. O desocupado e antigo Hospital da Nossa Senhora da Conceição fora convertido em espaço cultural, mantendo, contudo, a fachada antiga, essa herança de 1884, quando a comunidade piscatória mandou construir, a expensas próprias, o seu hospital.