BOOKTRAILERS: serão um recurso digital de incentivo à prática de leitura?

Paula Albino, Ivo Costa, Luís Mártires (Biblioteca Municipal Álvaro de Campos – Tavira)

Ler, quase como respirar, é nossa função essencial. (…) Talvez pudesse viver sem escrever, mas não creio que pudesse viver sem ler. (…) Nenhuma sociedade pode existir sem ler.” (Alberto Manguel)

As experiências da leitura e da escrita são realidades que reconhecemos como indispensáveis tanto para aceder ao conhecimento como para comunicar, constituindo um inestimável legado cultural de milhares de anos. Desde o início da Humanidade até aos dias de hoje, a história da leitura e da escrita foi construída por diversas civilizações, em diferentes suportes, com base na necessidade de comunicar e de aceder ao conhecimento.

Atualmente, o “mundo global” alterou a forma como comunicamos, como acedemos ao conhecimento, à educação e à cultura. O impacto da tecnologia veio revolucionar a relação leitor-texto, trazendo ao mundo da leitura novas possibilidades através da utilização dos mais diversos suportes e plataformas de informação e comunicação - e.g. computador, audiolivro, telemóvel, blog, Youtube, e-book, booktrailer.

Será que vivemos numa época em que já não nos é possível incentivar à leitura? Não necessariamente, a cultura digital pode ser uma aliada no acesso ao conhecimento e na elaboração de conteúdos criativos que podem ser facilmente partilhados. 

Assim como no cinema os trailers dos filmes são uma prática, é viável promover a leitura através da utilização de Booktrailers, cujo objetivo é captar a atenção dos indivíduos que demonstram maior relutância em ler, despertando a curiosidade para a leitura de determinada obra. Estes podem revelar-se uma ferramenta útil em contexto de biblioteca para divulgar o fundo documental, incentivar à leitura e cativar novos leitores.

Atualmente é possível criar um booktrailer com poucos recursos tecnológicos. Ferramentas simples de edição de vídeo encontram-se disponíveis até no nosso smartphone. Estão acessíveis em diversos canais como Youtube, Tik Tok, Instangram, entre outros, possibilitando o acesso ao conhecimento e à sua difusão, permitindo também que sejam alvo de comentário, crítica e até de edição.

A missão dos Book Trailers é nobre, promover a leitura é um meio que fortalece a missão de promover a literacia e inspirar os leitores, uma maneira inovadora de chegar ao público.” (Fátima Silva)


Bibliografia:
- IFLA/UNESCO. (1994). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. Disponível em:  https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf
-MANGUEL, A., Uma história da leitura. Presença, 1999.
- OECD – Reading for change. Performance and engagement across countries. Results report from Pisa 2000. Disponível em: https://www.oecd.org/education/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33690986.pdf
- ORTIZ, Juan. “O que é um trailer de livro”, [s.d.] [Consultado a 28 abril 2023] Disponível em:https://www.actualidadliteratura.com/pt/O-que-%C3%A9-um-trailer-de-livro/
- SILVA, Fátima. BOOK TRAILERS: O Recurso ao Digital como Forma de Incentivo à Leitura: O Potencial da Web 2.0. (2009), [Em linha] [Consultado a 28 abril 2023] Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/67440/2/23780.pdf

MAIO 2023.

 

Artigos dos membros da BIBAL