NA ERA DIGITAL QUE SERVIÇOS ENCONTRA NAS BIBLIOTECAS DO ALGARVE?

Elisabete Duarte - Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago
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A situação de pandemia que atualmente se vive veio solidificar a afirmação digital das Bibliotecas do Algarve na relação com os seus utilizadores e nos serviços que diariamente lhes são oferecidos. As medidas de contingência sanitárias impostas vieram realçar ainda mais os serviços que habitualmente já fruíam nas redes digitais, nomeadamente no facebook. 

Nas bibliotecas algarvias várias soluções e plataformas desempenham um papel importante na difusão e disseminação da informação, contribuindo para a divulgação dos seus serviços, tais como o Facebook, Instagram, repositórios, blogues, portais, entre outros recursos online. Parte das atividades, habitualmente oferecidas presencialmente, são agora disponibilizadas online e em streamming, garantindo assim uma boa parte dos serviços aos seus utilizadores, dos quais se destacam: as horas do conto, encontro com escritores, sugestões de leitura, formação, divulgação de conteúdos informativos fidedignos (e-books, sites, notícias, etc.). 

O acesso ao catálogo online com área de registo de utilizador, por sua vez, permite ao utilizador uma pesquisa de toda a coleção da Biblioteca a partir de qualquer computador ou dispositivo pessoal, bem como inúmeras possibilidades de operações como a reserva de um documento, renovação e até mesmo a submissão de sugestões bibliográficas.

A inscrição de novos leitores, até aqui única e exclusivamente realizada em modo presencial na Biblioteca, também se afirma como uma facilidade na maior parte das bibliotecas algarvias, com a disponibilização de formulários online e respetiva submissão dos mesmos por email para validação posterior dos serviços.

De igual modo, também o serviço de referência ao utilizador passou a ser disponibilizado online, quer por via de preenchimento e submissão de formulários em linha, quer por comunicação direta dos utilizadores com a Biblioteca através das páginas de facebook ou diretamente por email. 

Esta presença fortemente digital, para além de atenuar a impossibilidade dos leitores se deslocarem pessoalmente à Biblioteca em tempos de pandemia, procura ir ao encontro dos desafios da sociedade atual.


JANEIRO 2021

 

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