A 20 de maio, em pleno Dia Europeu do Mar, a Odiana iça as velas do seu mais recente projeto, o CHOOSE GUADIANA. Capacitação, investimento, inovação e promoção são os eixos base deste projeto que pretende identificar envolver e capacitar o setor empresarial, seja no Rio, mar ou albufeira. A primeira abordagem é através de um questionário ao setor empresarial.
O início do verão de 2020 chega com novidades e com um novo projeto. Assim, e em jeito de comemoração pelo Dia Europeu do Mar, a Odiana apresenta um dos seus novos projetos. Chama-se CHOOSE GUADIANA e é dedicado à qualificação e dinamização do setor mar, no Baixo Guadiana, organizando a oferta existente sob uma estratégia coletiva assente na marca "CHOOSE GUADIANA", em estreita sinergia com o setor turístico. Esta marca pretende consolidar o destino com uma imagem sólida e uma oferta diversificada, que permitirá colmatar as assimetrias entre o interior e o litoral, e por fim, atenuar a sazonalidade .
Este projeto encontra-se estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PME’s; fonte de atividade económica e investimento empresarial; fonte de inovação para novos produtos e serviços; e finalmente, enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva. Entre algumas das ações estão previstas focus groups, matchmaking, reuniões b2b, vídeo promocional, roadshow, publicidade e um Guia Náutico.
“A aprovação do projeto CHOOSE GUADIANA, desenhado e candidatado ao programa CRESC ALGARVE 2020, demonstra a consolidação da estratégia de atuação da ODIANA na qualificação e desenvolvimento do território do Baixo Guadiana”, atesta a Presidente da Direção da entidade, Maria da Conceição Cabrita, acrescentando que “é um projeto ambicioso, considerando a localização estratégica do nosso território e das potencialidades que o mesmo possui”. A responsável salienta o Rio Guadiana como eixo principal e destaca a importância do setor empresarial em todo o processo. “Pretende-se envolver o setor empresarial numa sinergia de cooperação e inovação para a diversificação da oferta do território”, conclui.
Primeiro passo: Questionário ao Setor Mar do Baixo Guadiana
A primeira etapa do projeto efetiva-se com uma aproximação ao tecido empresarial desta área, seja no Rio, albufeira ou mar, nomeadamente náutica de recreio, marítimo-turística, animação turística, pesca tradicional, indústria naval ou salineira, através de um questionário. Com o objetivo de identificar os empresários, as atividades, e as principais necessidades, tendo em conta sobretudo o impacto transversal da pandemia da Covid-19. O inquérito está disponível online em: https://forms.gle/2fMGp76mDHeSencM7
A destacar que o CHOOSE GUADIANA é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação) – 60%), com término a Novembro de 2021. Dispõe de uma dotação financeira de 183.395,43 € e um financiamento FEDER de 110.037,26€.