A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel é a primeira a receber a exposição itinerante “Patronos das Bibliotecas”, que ao longo de dois anos (2026 e 2027) vai passar por todas as bibliotecas da região.
Esta iniciativa surge no âmbito da política de divulgação do trabalho desenvolvido pela Rede de Bibliotecas do Algarve (BIBAL). Em São Brás de Alportel, a exposição poderá ser visitada até 30 de março, marcando o início de uma rota cultural que permitirá que diferentes comunidades tenham acesso a este projeto cultural, educativo e identitário.
Esta mostra pretende dar a conhecer o legado, a relevância histórica e o contributo cultural dos patronos das bibliotecas algarvias, reforçando a identidade local e promovendo o reconhecimento do património humano e intelectual da região.
Com esta iniciativa, a BIBAL reafirma o seu compromisso com a promoção da cultura, da memória coletiva e da cooperação intermunicipal, consolidando a rede de bibliotecas enquanto espaço de conhecimento, cidadania e valorização do território.
Em Abril, a exposição estará patente na Biblioteca de Castro Marim.
A Rede de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) foi constituída em 2018 e formalizada através de um Acordo de Cooperação entre as autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). A Rede, que integra 25 bibliotecas municipais, 3 bibliotecas itinerantes e 3 bibliotecas universitárias, visa a cooperação entre as diferentes entidades, tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.



