Autarcas ficam a conhecer as novidades no Serviço Regional de passageiros da CP-Linha do Algarve

Os Presidentes e vereadores dos 11 municípios do Algarve que são atravessados pela linha do comboio participaram, esta semana, numa reunião com responsáveis da CP, para ficar a conhecer as melhorias que vão entrar em funcionamento na Linha do Algarve a partir de 19 de julho. Está previsto um aumento de 18% da oferta regional e mais frequência nas horas de ponta.
A reunião decorreu na sede da AMAL e foi fundamental para reforçar a comunicação da CP com a Comunidade Intermunicipal e com os municípios, numa perspetiva de fortalecimento da intermodalidade e de incentivo à utilização do transporte público.

A partir de 19 de julho irá entrar em serviço a eletrificação da totalidade da Linha do Algarve. De acordo com a CP – Comboios de Portugal (CP) e a Infraestruturas de Portugal (IP) trata-se de “uma mudança que representa uma melhoria significativa dos níveis de serviço, com redução dos tempos de percurso, reforço da oferta e promoção de um modo de transporte mais sustentável”.
As atuais unidades diesel (UDD450) serão substituídas por unidades elétricas – as UTE 2240 -, que, refere a CP, disponibilizam mais cerca de 40% de lugares face ao material circulante atual. Está previsto um aumento de 18% da oferta regional, maior frequência nas horas de ponta, comboios diretos entre Vila Real de Santo António e Lagos, evitando transbordos em Faro, e a criação de um serviço InterRegional – com dois comboios por dia.


Sobre a Linha do Algarve

A Linha do Algarve, que liga Vila Real de Santo António e Lagos, tem uma extensão de aproximadamente 141 quilómetros. A sua área de influência abrange 11 concelhos do distrito de Faro (Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António), correspondendo a cerca de 88 % da população residente na região (436 mil habitantes, segundo os dados provisórios dos Censos 2021).

Crédito da imagem: CP e IP