A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve participou, no dia 24 de outubro, na Semana do ISS – Centro Distrital de Faro, com uma ação de sensibilização/informação respeitante a um dos temas que está na ordem do dia, as alterações climáticas.
O Instituto da Segurança Social (ISS, IP), no âmbito da sua política de responsabilidade social, promoveu a Semana do ISS, que contemplou um conjunto de atividades em diversos domínios e que é exclusivamente direccionado aos colaboradores daquela instituição.
Neste sentido, a AMAL foi convidada a participar nesta iniciativa para apresentar o PIAAC - Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve, que está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, em colaboração com outras entidades. A apresentação dos vários cenários previstos para os próximos anos na região esteve a cargo do Professor Doutor Luís Dias, um dos especialistas nesta área que esteve envolvido no estudo.
Recorde-se que este Plano juntou académicos, representantes de entidades públicas e privadas, organizações ambientais, bem como associações locais e regionais, que analisaram as principais vulnerabilidades climáticas que o Algarve enfrenta, nos vários setores da economia e da sociedade, com vista à definição de medidas para o futuro. Entre as várias vulnerabilidades estudadas estão a diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, o aumento das cheias e das inundações rápidas, os incêndios e a perda de biodiversidade.
Para informação detalhada sobre este Plano consulte https://www.climaaa.com/