A AMAL apresentou recentemente, em colaboração com o Município de Albufeira, o programa de prevenção da vespa asiática, em que estiveram presentes técnicos dos gabinetes florestais e das áreas da proteção civil e do ambiente de todos os municípios do Algarve.
Apesar de não haver registos da presença da vespa asiática na região, esta apresentação ocorreu na sequência da candidatura aprovada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) para a deteção e combate a esta espécie. A ação decorreu no dia 21 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, sendo que todos os municípios do Algarve estão particularmente atentos a esta questão. A candidatura ao programa prevê a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), assim como a realização de ações de formação de elementos locais e ações de informação à população.
A AMAL está também a colaborar com o INIAV, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que tem em desenvolvimento o “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa-asiática em Portugal”. Esta colaboração incide particularmente em ações de vigilância ativa, monitorização e controlo, tendo para isso procedido já à compra de 50 armadilhas.