A AMAL é um dos cerca de 50 parceiros (Comunidades Intermunicipais, operadores de transporte e Municípios enquanto autoridades de transportes) que se associaram à campanha “O Futuro é Coletivo”, uma iniciativa do IMT, I.P., que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: mais barato / melhor para o ambiente / mais tempo para o que gosta / cómodo e seguro.
Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos.
O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público.
Por outro lado, a recente crise sanitária condicionou a utilização do transporte público coletivo, tendo-se verificado uma diminuição da procura. Neste contexto, é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público colectivo, promover o regresso e atrair novos passageiros. A campanha já está a ser divulgada nas três televisões de sinal aberto, rádios, media digitais, redes sociais, rede multibanco, mupis e imprensa regional.
Link para o vídeo: https://youtu.be/fnMBLC1vGsw
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