A AMAL associa-se à organização do evento “ Inovação Azul e Sustentabilidade no estuário do Guadiana, promovido pela Universidade do Algarve, no âmbito das suas atividades desenvolvidas no projeto “Impulso da Aliança Litoral Atlântica para o Crescimento Azul”(0755_ATLAZUL_6) (Atlazul - Sobre a Atlazul). O evento vai decorrer nos próximos dias 15 e 16 de outubro, no Edifício da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (consulte o programa AQUI).
Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória até 12 de outubro. Inscreva-se em: Inovação Azul e Sustentabilidade no estuário do Guadiana - Inscrição
O evento inclui atividades diversas, nomeadamente:
- breve apresentação do conhecimento atual existente sobre o estuário do Guadiana
- exercício físico com caminhadas pela reserva
- degustação de produtos tradicionais locais e provas de petiscos com novas espécies do Guadiana
- visitas a empresas locais sustentáveis,
- identificação de Ideias de Negócio na área do crescimento azul na zona da na zona transfronteiriça do Baixo Estuário.
Na organização deste evento para além da UAlg, e centros de investigação CIMA e CCMAR, estão associados instituições não académicas, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, municípios e empresas, ICNF, os municípios de Castro Marim e Vila real de Santo António, as Terras de Sal, SEIVA, AtlantikFish, Terras de sal, Nautiber, entre outros. Esta iniciativa insere-se numa das atividades do projeto ATLAZUL, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), desenvolvido em parceria com entidades portuguesas e espanholas, e coordenado pela Junta de Andaluzia.
Como atividade prévia ao evento foi já lançado um Procedimento para Identificação de Ideias de Negócio “Inovação Atlazul no Guadiana” (consultar informação e condições para candidatura AQUI), que consiste em promover potenciais projetos empresariais dos sectores turístico, pesqueiro ou aquícola de carácter intersectorial, que suportem o início de desenvolvimento de novas empresas na área da economia azul sustentável ou gerar impulsos de inovação nas empresas existentes.