Viana do Castelo acolhe a edição 2023 do maior evento português de investidores da diáspora. Os Encontros PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) rumam ao Minho, em dezembro, com o objetivo de promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais, através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas. As inscrições já estão abertas.
Durante três dias, Viana do Castelo vai receber o maior encontro de investidores da diáspora, em que vão discutir-se oportunidades de investimento em diversos setores, com destaque para a economia azul, energias renováveis e sustentabilidade. Será um momento para conhecer políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal, com enfoque num quadro de valorização dos territórios de baixa densidade. Para além de palestras, haverá workshops temáticos e mesas-redondas, em que os participantes poderão discutir estratégias de investimento, partilhar conhecimentos e estabelecer parcerias de negócios.
Através da adesão à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), em junho de 2022, no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), a Comunidade Intermunicipal do Algarve passou a ser um ponto focal para a Rede na região. A RAID, cujo apoio é operacionalizado através do InvestAlgarve, visa promover, informar e apoiar o empreendedorismo da diáspora, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O PNAID enquadra diversos mecanismos de promoção do investimento da diáspora, em articulação com as várias áreas governativas e num trabalho em rede com o poder local, organismos públicos e associações empresariais.
A primeira edição contou com 750 participantes (de 35 países), 100 oradores e 56 apresentações de empresas e empreendedores, direcionadas para o investimento e aceleração de exportações através da diáspora.
As inscrições já estão disponíveis em www.encontrosdiaspora.pt