A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) acabam de assinar um acordo para a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Combustíveis do Algarve (PIGCAlg). Uma iniciativa que surge no âmbito do projeto FIREPOCTEP+.
Através desta colaboração, será desenvolvido um plano de gestão de combustíveis para a região do Algarve, que inclui, entre outros aspetos, ferramentas de simulação de comportamento do fogo e otimização de localização de tratamentos de combustível.
O Plano irá incorporar, também, o conhecimento e prioridades dos atores locais na definição das áreas e na calendarização da gestão de combustível e integrará informação sobre os meios de gestão de combustível existentes (e.g., maquinaria, sapadores, técnicos de fogo controlado), os custos associados à gestão de combustível e a definição das opções disponíveis para gestão de combustível em cada unidade de tratamento.
O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas) é um exemplo de cooperação transfronteiriça, empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas.