A convite da Comunidade Intermunicipal do Oeste, a AMAL participou na conferência nacional “Fogos Rurais – Uma Visão do Território”, que decorreu, recentemente, nas Caldas da Rainha e contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da comunidade para discutir os principais desafios e apresentar soluções inovadoras para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Também participaram diversas entidades que integram o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), nomeadamente: AGIF; AMAL; CIM’s do Alto Tâmega, de Viseu Dão Lafões e de Coimbra; ICNF; REN; ALTRI; APAS; Leader Oeste; ANEPC; Liga dos Bombeiros Portugueses; GNR; APFCAN; Universidade do Algarve; Municípios de Alcobaça, Alenquer, Óbidos, Nazaré e Torres Vedras; a Presidente da CCDR Centro; o Vice-Presidente da CCDR LVT e o Secretário de Estado das Florestas.
Durante a conferência foram abordados temas essenciais deste setor, tais como o funcionamento do SGIFR, os Programas Sub-regionais de Ação, a valorização dos espaços rurais, a mudança de comportamentos e a gestão de riscos.
O Diretor do Departamento de Fundos Comunitários, Ordenamento do Território e Sustentabilidade da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), Sérgio Inácio, integrou a mesa redonda intitulada “Programas Sub-regionais de Ação: certezas nos processos e incertezas na aplicação”, que teve a moderação de Miguel Freitas e contou com a participação do Presidente da AGIF, Tiago Oliveira, e de representantes de outras Comunidades Intermunicipais.
Ao longo da conferência ‘Fogos Rurais - Uma Visão do Território’ foi destacada a importância da colaboração entre todos os stakeholders para a proteção do território e das suas comunidades e sublinhada a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios dos fogos rurais e assegurar um futuro mais seguro e sustentável.