Revitalgarve promoveu demonstração gastronómica para celebrar a batata-doce de Aljezur e combater o desperdício alimentar

O Projeto Revitalgarve marcou a sua presença no Festival da Batata-doce de Aljezur, que se realizou entre 29 de novembro e 2 de dezembro, nesta vila da Costa Vicentina.

Além de representada no stand institucional da CCDR Algarve I.P, com quem partilhou o espaço para divulgação das suas atividades, de destacar a realização de uma criativa demonstração gastronómica onde a batata-doce Lira — produto estrela do festival — foi a protagonista na preparação de "pastéis de batata-doce com sobras de peixe".

A Demonstração Gastronómica foi apresentada pelo Chef Rui Cristino, da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (EHTVRSA) e por dois alunos da escola, contando com o apoio da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. O prato resultou de um desafio lançado pela parceria do projeto Revitalgarve ao Chef Rui Cristino para promover a valorização da Dieta Mediterrânica, reconhecida como património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Utilizando sobras de peixe assado à moda algarvia e a batata-doce Lira, esta receita inovadora destacou-se pela combinação de sabor, tradição e sustentabilidade. Além de enaltecer produtos locais, a iniciativa incentivou o aproveitamento integral dos alimentos, em resposta ao alarmante desperdício alimentar, que atinge cerca de 30% da produção global.

O Revitalgarve, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, é um projeto inovador, que conta com a AMAL como parceira, e que pretende criar um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos produtos com origem na RPLA.
Esta iniciativa sublinhou o compromisso do Revitalgarve com a sustentabilidade alimentar, destacando a batata-doce de Aljezur como um dos símbolos da cultura e da gastronomia algarvia.

+ INFO em https://www.revitalgarve.pt/