Sessão de Balanço e Perspetivas das Incubadoras de Empresas do Algarve

Decorreu no Museu Zer0, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, a Sessão de Balanço e Perspetivas das Incubadoras de Empresas do Algarve, no âmbito do projeto ALGARVE EMPREENDE, do qual a AMAL é entidade parceira.

A sessão contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, do Primeiro-Secretário da AMAL, Joaquim Brandão Pires, e de responsáveis de empresas e incubadoras, nomeadamente: ANJE Algarve, CRIA, Algarve Evolution, INNUOS e Merlin: Filmes + Conteúdos. Participaram, igualmente, o ex-Presidente da CCDR Algarve, João Faria, o ex-secretário de Estado da Economia, João Neves, e António Oliveira das Neves, Coordenador do Estudo sobre os fatores críticos das incubadoras da região. 

O objetivo principal do projeto ALGARVE EMPREENDE é estimular o ecossistema empresarial algarvio, através de iniciativas que potenciem as capacidades e competências dos empreendedores para a criação e implementação de ideias de negócio, assim como contribuir para o aumento da taxa de sobrevivência das empresas. 

O projeto contempla um total de 11 atividades, sendo responsabilidade da AMAL o desenvolvimento da Atividade 1: criação de um programa para a dinamização da ReDial - Rede de Incubadoras do Algarve - e da Rede INVEST Algarve.
Esta atividade tem como objetivo a elaboração de um estudo que identifique os fatores críticos das incubadoras da região, bem como o desenvolvimento de ações de dinamização e capacitação da rede, visando a preparação do «Plano de Desenvolvimento da ReDial 2030».

Tendo em vista o sucesso desta Atividade 1, o envolvimento dos municípios é operacionalizado através de:

  • Mapeamento Local: Cada município deve colaborar no levantamento de dados das suas incubadoras e espaços de coworking para o estudo de fatores críticos.
  • Adesão à Rede INVEST Algarve: Reforço do papel dos gabinetes de apoio ao empreendedor local como pontos de entrada qualificados no ecossistema regional.
  • Capilaridade Territorial: Garantir que, em toda a região do Algarve, os empreendedores tenham acesso aos mesmos recursos e redes de mentoria.