A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) realizou nos passados dias 22 de setembro e 6 de outubro, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), reuniões de preparação do Projeto Piloto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) do Algarve.
No âmbito do novo Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), e com o objetivo de testar o funcionamento do SGIFR, o Projeto Piloto do barlavento algarvio é um dos três aprovados em Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2021. Para além do Algarve, as regiões de Alto Tâmega e Coimbra foram do mesmo modo selecionadas. No sul do país, estão envolvidos os municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
Segundo o diploma, os projetos piloto incidem no modelo de governança, através da melhoria da articulação e tomada de decisão entre as diversas entidades ao nível regional, sub-regional e municipal. A especialização das equipas de gestão integrada de fogos rurais e a mobilização dos agentes para a promoção de melhores práticas relativas à proteção de pessoas, animais e bens são também objetivos.
Ainda de acordo com o diploma, “a comparação dos resultados dos projetos-piloto com a anterior situação nesses territórios, e com os demais territórios, permitirá avaliar a adequação do sistema para adoção das medidas mais adequadas para potenciar a eficácia dos processos de trabalho e consequentemente o alcance das metas do PNGIFR”.
As reuniões, que permitiram estabelecer um ponto de situação dos projetos críticos, destacar o trabalho já realizado e traçar as próximas etapas a desenvolver, contaram com a presença de elementos da AGIF, entidade sob a qual recai a coordenação e a operacionalização da execução dos projetos-piloto, da AMAL, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, da ICNF, das forças de segurança da GNR, PSP, PJ e ainda dos municípios integrantes no projeto piloto.