1ª Reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Durante este 1º encontro, realizado ontem, foram discutidos o Plano de Atividades e Orçamento para este ano e o Plano de Cogestão da Reserva - RNSCMVRSA.

A Comissão é presidida por Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, e integra a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, representada por Castelão Rodrigues; a Universidade do Algarve, representada por Alexandra Teodósio; a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, representada por Fernanda Silva; a Associação Odiana, representada por Sílvia Madeira; a Terras de Sal — Comércio e Transformação de Sal Marinho Tradicional, CRL, representada por Luís Correia e a Associação Naval do Guadiana, representada por Luís Madeira.

Trata-se de um órgão previsto no modelo de cogestão das áreas protegidas. No Parque Natural da Ria Formosa e Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, este processo tem o apoio técnico e operacional da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e envolve os municípios de Faro, Loulé, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Este modelo de Comissão é decisivo para garantir uma dimensão e gestão de proximidade das áreas protegidas, com expressa intervenção dos municípios e dos representantes das entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados que integram o seu território.



Informação complementar:
A RNSCMVRSA localiza-se no Sotavento Algarvio (37º12’N, 07º26’W), perto da foz do Rio Guadiana, e ocupa uma área de 2.153 ha dos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António (Figura 1). É limitada a Este pelo Rio Guadiana, a Sul pela linha de caminho-de-ferro, pela Estrada Nacional 125 e por Vila Real de Santo António, a Oeste pelas Estradas Nacionais 125-6 e 122 e a Norte pela estrada secundária de acesso à sede da Reserva e ao Posto da Guarda Fiscal da Rocha.
A RNSCMVRSA foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal, através do Decreto n.º 162/75 de 27 de Março, com os objetivos de assegurar a conservação dos sistemas naturais e das espécies de flora e de fauna, promover e divulgar os valores naturais, socioecónomicos e paisagísticos, e promover o desenvolvimento sustentável da área.