As aulas do Curso de Fogo Controlado, promovido pela AMAL, regressaram ao terreno. Desta vez, a vertente prática desta formação decorreu em Vila do Bispo e em Monchique, em parcelas com povoamentos de Pinheiro-bravo, Pinheiro-manso e Eucalipto.
O curso, promovido pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da AMAL, vai dar a 21 formandos, pertencentes a vários municípios algarvios, a credenciação em Fogo Controlado, uma técnica que obriga a conhecimentos profundos do uso do fogo no ecossistema, que não se pode aplicar indiscriminadamente e que só está autorizada a quem for reconhecida essa competência. Esta fase prática da formação decorreu entre os dias 11 e 14 de janeiro e pode concluir-se que a utilização desta técnica permite, efetivamente, proteger povoamentos florestais, potenciar a segurança dos operacionais em combate e a salvaguarda de bens, pessoas e animais, assim como mitigar os efeitos severos dos incêndios.
As aulas práticas contaram com a colaboração da GNR/Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, dos Bombeiros Voluntários de Monchique e de Equipas de Sapadores Florestais locais.