Representantes de 20 cidades brasileiras estiveram, entre 20 e 25 de novembro, em Portugal para realizar ações de cooperação internacional e desenvolver práticas inovadoras em gestão de áreas urbanas e rurais nos dois países. A passagem pelo Algarve incluiu visitas técnicas a diversos locais e o intercâmbio de experiências e a missão irá resultar em acordos de cooperação multilateral a serem executados a partir do próximo ano.
A receção oficial da comitiva decorreu no passado dia 21 de novembro, no Auditório Municipal de Olhão, onde foi recebida pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Pina, a vereadora da Câmara Municipal de Olhão, Elsa Parreira, e pelo Presidente da Assembleia Intermunicipal da AMAL, José Águas da Cruz.
A visita ao Algarve, que foi acompanhada pela AMAL, parceira neste projeto, decorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, mas a missão de cooperação internacional aconteceu num total de nove cidades portuguesas, de 20 a 25 de novembro, onde foi recebida por representantes de câmaras municipais, associações municipais e entidades da sociedade civil.
A missão, vinda do Brasil, ficou a conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Investigação Marinha e Ambiental e no Centro de Ciências do Mar, ambos da Universidade do Algarve, o Parque Natural da Ria Formosa e a Ilha da Culatra. Também foi recebida na Região de Turismo do Algarve, pela sua Vice-Presidente, Fátima Catarina, e assistiu à apresentação de diversos projetos relacionados com os quatro clusters que integram o projeto InovaJuntos: desenvolvimento económico, cidades verdes e mudanças climáticas, desenvolvimento regional e consórcios, espaços inclusivos e inovação cultural e social.
Para além de ficar a conhecer as experiências portuguesas, a delegação brasileira teve oportunidade de qualificar a sua atuação como gestores locais sob o ponto de vista da qualidade da governança, igualdade de género, democracia, sustentabilidade ambiental e diálogo com jovens e crianças. Outro foco de interesse foi conhecer as experiências portuguesas em programas que enfrentam as mudanças climáticas, potencializam o desenvolvimento social e económico e tornam as cidades mais inclusivas.
A expectativa é a de que esta missão resulte numa agenda de colaboração. Para já, pode adiantar-se que a Missão Internacional InovaJuntos de Cooperação Técnica, promovida em Portugal pelo Centro de Estudos Sociais (CES) e CNM (Brasil), resultou em 36 termos de intenção para ações de cooperação multilateral a serem executados a partir de 2023. As manifestações de intenção foram assinadas pelos representantes das delegações na última sexta-feira (25 de novembro), em reuniões realizadas na Universidade de Coimbra.
Informação Complementar:
O projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade promove um ambiente de colaboração a partir do intercâmbio de know-how e da partilha de soluções locais sobre os grandes desafios que afetam a qualidade de vida populações contemporâneas. Reunindo experiências do Brasil e de Portugal, o projeto amplia o alcance das ações e fortalece a integração regional, para além de reforçar o diálogo entre os dois países. Esta missão integra a agenda de cooperação do Projeto InovaJuntos, desenvolvido desde 2020, conta com o co-financiamento da União Europeia, através do “External Action Support Program” e é coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios (Brasil) e Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra).
+informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.