O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reuniu-se ontem à tarde com os autarcas do Algarve para fazer o ponto de situação de alguns investimentos fundamentais na região e ouvir as preocupações dos presidentes de câmara relacionadas com o setor da saúde. No encontro, foi assumido pelo governante que os concursos para o Hospital Central do Algarve e para o Centro Oncológico da Região Sul irão ser lançados no primeiro trimestre de 2024.
Os autarcas mostraram-se satisfeitos com o compromisso, ainda que tenham manifestado algumas reservas, já que que são projetos há muito falados, mas que ainda não avançaram. Concordam, por outro lado, com a decisão do Governo, de que o projeto do Centro Oncológico não fique comprometido pelo do novo Hospital, ainda que compreendam a necessidade de haver, depois, uma articulação entre as duas unidades.
O Presidente da AMAL, António Pina, referiu que é fundamental perceber-se que o problema do Algarve não reside só na falta de equipamentos, passa também pela falta de financiamento nesta área. Os autarcas levantaram ainda algumas dúvidas sobre o modelo de funcionamento da nova Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, tendo o Ministro defendido que esta é a melhor solução, considerando que atualmente as estruturas estão muito fragmentadas e que este modelo irá garantir uma resposta mais simplificada.
Ficou agendada uma nova reunião com os autarcas para o início do próximo ano para se fazer um novo ponto de situação e se falar sobre os projetos e obras na área da saúde incluídas no PRR.