A Europa enfrenta o desafio de se tornar mais resiliente na gestão dos recursos hídricos, sendo este o tema central da Semana Verde da UE de 2024. No âmbito desta iniciativa, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, organizam a conferência "Resiliência Hídrica no Algarve – o nosso propósito comum", a realizar ao longo do dia 5 de junho, com transmissão em direto nos canais Youtube da AMAL e da Câmara Municipal de Lagos (em português) e da APA (em inglês).
A conferência, inserida na lista de eventos parceiros da Semana Verde da União Europeia, assume particular importância para o Algarve, região severamente afetada pela seca, e pretende fomentar o debate e a partilha de boas práticas, com vista à criação de uma gestão hídrica mais resiliente na região.
Os objetivos da conferência "Resiliência Hídrica no Algarve – o nosso propósito comum "são:
- Reforçar o conhecimento sobre as políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca;
- Promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica no Algarve;
- Incentivar a partilha de boas práticas entre diferentes setores da região;
- Contribuir para a construção de uma gestão hídrica mais resiliente e sustentável no Algarve.
Com esse propósito, o encontro juntará, presencialmente e online, diversos especialistas da área, também da União Europeia. Durante a manhã, serão apresentadas as políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca, a que se segue a apresentação da situação da escassez hídrica no Algarve e das medidas em curso para a combater. Já no período da tarde, haverá oportunidade de conhecer os exemplos da Catalunha e do Chipre na gestão da seca e realizar-se-á uma mesa-redonda, com representantes de diversos setores de atividade do Algarve, em que serão apresentados e debatidos casos concretos de boas práticas na gestão da escassez de água. A conferência será encerrada pela Ministra do Ambiente e Energia.
Programa disponível AQUI.