Novo projeto cofinanciado pela Comissão Europeia vai proteger as ilhas barreira algarvias

O projeto LIFE Ilhas Barreira, cofinanciado pela Comissão Europeia, que pretende proteger as ilhas barreira do Algarve, vai ser apresentado em Olhão, na próxima terça-feira, 4 de fevereiro. Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Zonas Húmidas (2 de fevereiro), e imediatamente após a primeira reunião do IPCC em Portugal, no Algarve, será oficialmente lançado o projeto coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). A instituição vai trabalhar em conjunto com RIAS/Aldeia, Animaris, ICNF, Universidade do Algarve e Universidade de Coimbra.

As ilhas barreira são um conjunto de cinco ilhas (Barreta ou Deserta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas) e duas penínsulas (Ancão e Cacela) que, como o nome indica, formam uma barreira entre o mar e a Ria Formosa cujos contornos estão constantemente a ser redefinidos pelos agentes naturais de dinâmica costeira.

No LIFE Ilhas Barreira, vai avaliar-se como esta dinâmica poderá ser afetada pelas alterações climáticas. “Informação importante para a conservação da Ria Formosa, para as pessoas que vivem nalgumas das ilhas e para as espécies que dependem deste ecossistema especial”, considera a SPEA. (…)

+ INFO AQUI
Fonte: DiariOnline Região Sul