No âmbito do projeto InnoBRIDGE, do qual a AMAL é parceira, vão decorrer duas ações de formação nos dias 25 e 26 de novembro:
"Podas no sobreiro" // 25 de novembro
A formação sobre "Podas no sobreiro" será ministrada por técnicos do ICNF. Terá a duração de uma manhã e será composta por uma parte teórica inicial, em sala (ainda a definir), e uma parte prática, no campo.
"Sanidade florestal" // 26 de novembro
A formação sobre "Sanidade florestal" será ministrada por técnicos do ICNF. Terá a duração de uma manhã e será composta por uma parte teórica inicial, em sala (ainda a definir), e uma parte prática, no campo.
A inscrição para ambas as sessões de formação é limitada (até 20 pessoas por sessão) e obrigatória. A mesma deverá ser efetuada até ao dia 21 de novembro, através de um destes três canais:
- Directamente na Divisão de Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Monchique (edifício das Piscinas Municipais das 9.00 às 15.00 horas).
- Por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Por telefone: 282 910 284 /200.
O InnoBRIDGE – projeto de sensibilização e comunicação de proximidade para a redução de ignições na região do Algarve – é um projeto iniciado a 20 de maio de 2025 e financiado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL). O projeto é desenvolvido por um consórcio de duas instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST) através da FUNDEC, coordenador do projeto, e a Universidade do Algarve (UAlg).
Partindo de uma abordagem participativa, centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio rural, o projeto InnoBRIDGE pretende criar espaços de diálogo e partilha de conhecimentos, visões e experiências, conectando pessoas, organizações e entidades e fomentando a criação de uma rede de atores onde, todos juntos, podemos promover territórios mais resilientes e sustentáveis. O envolvimento das comunidades locais é um aspeto chave neste projeto, permitindo a co-criação de uma estratégia comunitária para a ação, contribuindo para uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural e promovendo uma comunicação de proximidade com todos os atores dos territórios da Serra do Caldeirão e da Serra de Monchique e Silves.
Participe! Todos juntos somos mais fortes!



